Limpurb e Amlurb podem ser extintas

02/07/2021
Todos esses serviços devem ser incorporados a uma nova agência, a SP Regula.

No último dia 24 de junho de 2021, a Câmara de Vereadores da Cidade de São Paulo aprovou, por 31 votos a favor e 12 contrários, o texto substitutivo da reforma administrativa da Prefeitura da capital, que extingue 3.587 cargos da administração pública indireta da cidade, além de extinguir dez órgãos da administração pública indireta e mais dois departamentos da Secretaria das Subprefeituras: o Ilume e a Limpurb. 

Entre os órgãos extintos pela reforma estão o Serviço Funerário, a autarquia hospitalar municipal, que vai passar para a gestão da Secretaria de Saúde, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), a Ilume – órgão que cuida da iluminação pública e a Limpurb, responsável pela varrição das ruas. Todos esses serviços devem ser incorporados a uma nova agência, a SP Regula. Já o Serviço Funerário será totalmente extinto quando passar integralmente à iniciativa privada. 

Com a reforma administrativa, a Prefeitura calcula economizar R$ 125 milhões por ano. O Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep) critica a falta de transparência durante a reforma. “O projeto não deixa claro como será gasto o dinheiro, com quem vai gastar e de que forma”, disse Sérgio Antiqueira, presidente do Sindsep.