Secretaria de Turismo vai neutralizar GEE com plantio de árvores

23/09/2023
A expectativa é compensar as emissões de 37 mil toneladas de carbono relacionadas ao primeiro semestre

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) assinou um acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) para neutralizar sua pegada ecológica. Com o plantio de 228 árvores nativas da Mata Atlântica no parque ecológico do Tietê, a expectativa é compensar as emissões de 37 mil toneladas de carbono relacionadas ao primeiro semestre. A ação está alinhada com as metas assumidas pelo Brasil no Pacto Global da ONU e com a pauta da sustentabilidade assumida pelo governo Tarcísio de Freitas. 

O secretário Roberto de Lucena, titular da pasta, fez o plantio simbólico da primeira muda de cedro em São Paulo. “O turismo é uma indústria limpa e tem no meio ambiente preservado um dos seus principais ativos”, afirmou o secretário. “A compensação de carbono vai na direção dos compromissos assumidos com o Brasil de redução de gases de efeito estufa. O governador Tarcísio de Freitas tem a preocupação de que o São Paulo lidere esse processo”.
A sustentabilidade é alvo de uma série de ações da Setur-SP, como a certificação internacional de empresas que atuam no estado com o turismo de natureza e aventura em mais de 200 municípios paulistas. Inicialmente, serão consideradas as emissões de carbono referentes à queima do combustível fóssil, consumo de energia elétrica e produção de resíduos. Ao final do ano, serão consideradas também as participações da Setur-SP em feiras nacionais e internacionais. A neutralização ou sequestro de carbono é uma das alternativas para mitigar os impactos causados ao meio ambiente pelo excesso de emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE). “O secretário Roberto de Lucena foi o primeiro a manifestar interesse para participar da ação”, afirmou Rogério Iório, fundador e presidente Nacional do IBDN.

No dia 20 de julho de 2023, a Setur criou o Comitê de Sustentabilidade e Carbono Zero, para identificar e aplicar práticas de sustentabilidade pelos servidores e prestadores de serviço no ambiente de trabalho, tais como reduzir o consumo de papel e plástico; criar mecanismos para economia de água e energia elétrica; conscientizar sobre o uso de recicláveis; promover a coleta seletiva de lixo e identificar pontos de descarte de lixo eletrônico.