Águas do Brasil aumenta número de mulheres na operação

09/03/2024
Aumento de mulheres em cargos operacionais foi de 100%

O Grupo Águas do Brasil busca cada vez mais promover a equidade de gênero em cargos operacionais, registrando um aumento significativo na contratação de mulheres. Com um aumento de 100%, realizando 16 novas contratações, a empresa quer ampliar a presença feminina em funções como operadores de Estações de Tratamento de Água (ETA) e Esgoto (ETE), leituristas, vistoriantes, entre outras, mas também fortalecer o papel das mulheres em áreas tradicionalmente dominadas por homens.

A gerente de Faturamento e Arrecadação do Grupo, Ana Luiza Velbert, começou sua trajetória no saneamento como leiturista, em 2001. Em 2009, quando a empresa Águas de Nova Friburgo, concessionária do Grupo Águas do Brasil, assumiu os serviços de saneamento da cidade, Ana Luiza permaneceu no quadro de funcionários e passou a trabalhar como analista de Clientes Especiais. Após a conclusão da faculdade de Direto, com o apoio do Grupo, passou por cargos de supervisão Comercial até chegar à coordenação Comercial local. “Tenho muito orgulho dessa jornada, não apenas pelo meu próprio crescimento e pelo dos colegas que trabalharam ou ainda trabalham comigo, mas também pelo impacto significativo que temos na sociedade. Trabalhar com saneamento é uma fonte constante de motivação e gratificação”, afirma a gerente de Faturamento do Grupo Águas do Brasil, Ana Luiza Velbert.

Para ampliar o número de mulheres em cargos operacionais, a Águas do Brasil conta com a parceria recente do Instituto Mulheres em Operações (MEO), uma associação sem fins lucrativos dedicada a capacitar mulheres para assumirem posições de liderança em áreas operacionais. Ao associar-se a essa iniciativa, o Grupo torna-se a primeira empresa nacional a aderir ao instituto, reforçando seu comprometimento com a diversidade e inclusão. A iniciativa busca criar um ambiente inclusivo e propício ao crescimento profissional das mulheres, desafiando estereótipos e proporcionando oportunidades no cenário operacional. O Grupo Águas do Brasil acredita que a diversidade de gênero não apenas enriquece o ambiente de trabalho, mas também contribui para o desenvolvimento sustentável e inovador do setor. “Essa parceria estratégica com o Instituto Mulheres em Operações não só reflete o compromisso do Grupo Águas do Brasil na promoção da diversidade, mas também destaca seu papel na transformação do panorama operacional, abrindo portas para talentos femininos assumirem posições de destaque. A empresa se torna um exemplo inspirador para outras organizações, reforçando a importância da igualdade de oportunidades e liderança para alcançar um futuro mais inclusivo”, ressalta a diretora de Gestão de Pessoas do Grupo Águas do Brasil, Luciana Reis. 

Ao longo de 2023, o Grupo Águas do Brasil ampliou suas contratações diversificadas e intensificou as ações de sensibilização e conscientização relacionadas ao tema. Uma das iniciativas é o Recrutamento Diverso, especialmente direcionado à liderança, como o objetivo de orientar os líderes sobre a necessidade de evitar qualquer forma de discriminação nos processos seletivos, destacando a importância de cultivar um ambiente de trabalho que acolha profissionais de diferentes origens, gêneros, raças, experiências e perspectivas.
A presença feminina no Grupo Águas do Brasil, no entanto, não se limita ao operacional. A empresa tem funcionárias nos times Administrativo, Financeiro, Comercial, Atendimento ao Cliente, Suprimentos, Sustentabilidade, Engenharia e de Recursos Humanos. De acordo com uma pesquisa realizada, o Grupo tem atualmente 38% de mulheres em cargos de liderança em diversas áreas, e atuando, muitas vezes, em regime de plantão 24 horas com o propósito de levar para a população saúde e qualidade de vida, além da dignidade e oportunidades transformadoras por meio do saneamento.