AES Brasil tem equipes 100% femininas na operação e manutenção

09/03/2024
Apesar do crescimento ao longo dos anos, as empresas do setor ainda contratam em sua maioria homens.

Segundo dados da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena, em inglês), até 2022, as mulheres representavam apenas 32% do setor de energia em âmbito mundial. Apesar do crescimento ao longo dos anos, as empresas do setor ainda contratam em sua maioria homens, principalmente para cargos operacionais. A AES Brasil está mudando esse cenário e contribuindo para a igualdade de oportunidades com os Complexos Eólicos Tucano e Cajuína, ambos operados 100% por mulheres.

O Complexo Eólico Cajuína, que conta com BRF e Unipar como parceiros do projeto na modalidade de joint venture e com PPAs (contratos de compra e venda de energia) de longo prazo firmados com clientes de diversos setores, é o terceiro empreendimento da AES Brasil no Rio Grande do Norte. Outro marco da companhia é o segundo empreendimento greenfield de geração eólica construído no Brasil, e o segundo a ter operação e manutenção locais realizadas por uma equipe 100% feminina. O primeiro é o Complexo Eólico Tucano, que também integra o portfólio da AES Brasil e conta com a Unipar como parceira na modalidade de joint venture.

No Complexo Eólico Tucano, inaugurado em outubro de 2023 no município de Tucano (BA), são 11 colaboradoras contratadas que operam o projeto de 322 MW de capacidade instalada. No município de Lajes (RN), o Complexo Eólico Cajuína, atualmente possui nove colaboradoras que realizam a manutenção local do empreendimento que ainda está em construção, mas que poderá chegar a uma capacidade instalada total de 1,6 GW. No projeto Cajuína ainda há uma previsão de contratação de mais 21 funcionárias nos próximos 3 anos totalizando 30 mulheres responsáveis pela operação do ativo.

A AES Brasil investiu na capacitação de profissionais em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para a criação da Especialização Técnica em Manutenção e Operação de Parques Eólicos de forma on-line. No Complexo Eólico Tucano, das 11 funcionárias cinco foram contratadas por meio do curso e no Complexo Eólico Cajuína das nove colaboradoras passaram a integrar o quadro de funcionárias após a formação.