Carioca Engenharia recebe certificação antissuborno

11/03/2024
Além das medidas implementadas, a Carioca também é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção


A Carioca Engenharia recebeu recentemente a certificação NBR ISO 37001:2017– Sistema de Gestão Antissuborno, auditada pela QMS Certification, um marco para a empresa após a adoção de uma série de medidas internas em prol da ética e transparência nas relações com o mercado. “Receber essa certificação é muito importante para nós. Não se trata somente de um selo; é o resultado de um trabalho diário que contou com o engajamento de todos, do foco que temos para conquistar nossos objetivos e reflexo do nosso compromisso em promover um ambiente de negócios ético, transparente, seguro e sustentável. Estamos muito orgulhosos em passar a ostentar essa chancela, que contempla um rol muito pequeno de empresas, e confiantes de que isso fortalecerá a relação com nossos stakeholders e também abrirá portas para novas oportunidades de negócios e relacionamento com o mercado”, comemorou o diretor-geral da empresa, Daniel Rizzotti.

A Carioca promove diversas iniciativas no seu Programa de Compliance, atualmente denominado Sistema de Gestão Antissuborno Compliance Concorrencial ou SGACC, com o intuito de se adequar às melhores práticas de prevenção, detecção, tratamento e correção de condutas antiéticas. Dentre tais medidas estão treinamentos constantes com os colaboradores; revisão e aprimoramento do Código de Conduta e do Sistema de Gestão Antissuborno Compliance Concorrencial, visando reforçar valores, missão e princípios da empresa e incentivar a conduta ética em seus negócios; manutenção da autonomia e independência da Área de Compliance, responsável por disseminar a cultura compliance dentro da companhia, rever políticas e normas; manutenção de um Comitê de Ética responsável por conduzir investigações, analisar os casos de descumprimento e recomendar tratamentos; e implantação de um Canal de Ética administrado por uma empresa terceirizada e acessível por telefone, site específico para denúncias e instalação de urnas físicas distribuídas pelos escritórios administrativos e obras, onde é possível realizar denúncias de forma anônima. “Na Carioca Engenharia, agir de forma ética e transparente em todas as nossas esferas de atuação é prioridade. A obtenção da ISO 37001 vem coroar o trabalho de uma década e essa busca constante da empresa”, ressaltou a Compliance Officer da Carioca, Rosi Silva.

Além das medidas implementadas, a Carioca também é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos, e uma das fundadoras do Movimento pela Integridade do Setor de Engenharia e Construção (MISEC), que conta com o suporte da Rede Brasil do Pacto Global, da ONU, e do Instituto Ethos. Em 2022, a Carioca ingressou no quadro de associados do Instituto Brasileiro de Autorregulação no Setor de Infraestrutura (IBRIC), que tem como compromisso promover a autorregulação das empresas associadas em temas que abrangem a ética, transparência, integridade, sustentabilidade e governança corporativa, contribuindo para o fortalecimento desse mercado. “A ISO 37001 também nos proporcionará mais competitividade, abrindo portas para novas oportunidades de negócios e parcerias, especialmente em um mercado que valoriza empresas comprometidas com práticas antissuborno. Ao demonstrar conformidade com normas internacionais rigorosas, a certificação nos oferece uma vantagem em processos de licitação e concorrências que, muitas vezes, exigem evidências de práticas éticas e sistemas de gestão antissuborno. E isso favorece o crescimento da nossa empresa”, reforçou o diretor de Engenharia, Gustavo Maschietto.


Novos contratos 


A Carioca Engenharia concluiu a negociação de mais dois contratos para a execução de obras de infraestrutura que incluem a construção de 257 km de rede de distribuição de água e 95 km de rede coletora de esgoto no estado do Rio de Janeiro. O cliente é a concessionária Rio+Saneamento e o projeto abrange uma área que abrange a capital fluminense e outros 13 municípios: Itaguaí, Seropédica, Paracambi, Vassouras, Piraí, Pinheiral, Rio Claro, Sumidouro, Carmo, Bom Jardim, Macuco, Trajano de Moraes e Rio das Ostras. A empresa realizará a instalação de ligações domiciliares, sistemas de bombeamento (redes de recalque) e Poços de Visita. As obras foram iniciadas em fevereiro/24, no município de Vassouras e, em seguida, nos demais municípios.