Webinar debate momento atual do SIGOR/MTR

20/09/2021
No início de 2021, a movimentação de resíduos no território paulista passou a ser registrada via SIGOR.

A Câmara Ambiental da Indústria Paulista realiza, dia 23 de setembro, o webinar online CAIP – Câmara Ambiental da Indústria Paulista, das 15h às 17h, para debater a situação atual do Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos e do Manifesto de Transportes de Resíduos (SIGOR/MTR), as atualizações realizadas na plataforma, as rotinas do MTR e a disponibilização do Guia Rápido. O evento conta com o apoio da Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb) e da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre). 

O MTR é um documento obrigatório em todo o território nacional para empreendimentos e atividades empresariais, públicos e privados, constituídos como pessoa física ou pessoa jurídica, e conforme disposições da Portaria 280/2020 do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Por meio dele, é possível acompanhar todo o processo de resíduos sólidos, desde a geração até a destinação final. No início de 2021, a movimentação de resíduos no território paulista passou a ser registrada via SIGOR, atribuindo o dever ao gerador, transportador, armazenador temporário e ao receptor final atestarem, consecutivamente, a efetivação das ações de geração, armazenamento, transporte e recebimento de resíduos. O webinar é uma realização da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). 

A inscrição para o webinar pode ser feita no https://www.fiesp.com.br/agenda/webinar-caip-camara-ambiental-da-industria-paulista/?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=DDS-Publico-Fiesp-WEBINAR-CAIP-Camara-Ambiental-da-Industria-Paulista. Maiores informações e esclarecimentos podem ser obtidos com a gerente de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Inovação da Abiquim, pelo e-mail aline.bressan@abiquim.org.br.