IFAT Brasil 2024 debate temas fundamentais para o saneamento

14/04/2024
O eventoacontece entre 22 e 24 de abril no São Paulo Expo

O Congresso Internacional da IFAT Brasil, promovido durante a IFAT Brasil, Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos, que acontece entre 22 e 24 de abril no São Paulo Expo, reunirá diversos especialistas nas áreas de engenharia ambiental e civil, de gestão de água, de esgoto, de resíduos sólidos e de energia, de investimentos e economia, além de autoridades governamentais e representantes setoriais para expor temas relevantes que nortearão os caminhos para a evolução da infraestrutura de saneamento no Brasil. “Nosso objetivo é contribuir para o intercâmbio tecnológico e aprimoramento profissional, uma vez que a união entre inovação e qualificação técnica gera resultados positivos para o desenvolvimento do mercado. A programação apresenta os assuntos mais relevantes para o setor na atualidade, enfatizando a importância das tecnologias ambientais no Brasil e no mundo para atender as demandas da sociedade brasileira”, destaca Renan Utri Andreguetto, gerente de Projetos da Messe Muenchen do Brasil, organizadora da IFAT Brasil. Para conhecer a programação completa e realizar a inscrição nos painéis, acesse https://ifatbrasil.com.br/congresso/

A agenda do Congresso terá uma série de eventos de conteúdo, como o painel do Governo Federal, organizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que tratará da regularização do mercado de saneamento e da organização de blocos regionais de universalização. Também serão abordadas as frentes de financiamento e projetos para implementação de tecnologias ambientais.

No âmbito do governo estadual, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) apresentará aos participantes as ações, regulações e políticas públicas do Estado de São Paulo para gestão sustentável dos recursos hídricos. Três importantes entidades internacionais promoverão eventos no Congresso. A Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA) realizará um painel, como foco no setor de resíduos, suas tecnologias e os avanços na América Latina e Caribe. A Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS) apresentará um panorama do saneamento na América Latina, com a participação de especialistas da Argentina, Bolívia e Chile, e moderação do presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS), Paulo Robinson da Silva Samuel. A Isle Utilities reunirá experts para tratar de Inteligência Artificial para gestão de água e esgoto.

Durante o Congresso da IFAT Brasil, a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA) promoverá os painéis “O Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil” e o segundo reunirá lideranças da ABREMA e da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) para debater uma visão sobre o cenário brasileiro de reaproveitamento de resíduos para geração de biogás e biocombustíveis e fomentar a importância dos aterros sanitários na descarbonização da economia e seu papel na transição energética. Com o tema central “Frente Parlamentar Economia Verde: resíduo sólido, o combustível do futuro, o evento terá a palestra do próprio presidente da Frente Parlamentar, o deputado federal Arnaldo Jardim, além de encontros com parlamentares ligados à defesa da criação de estímulos econômicos para preservação ambiental e promoção de uma economia sustentável. “A produção de biocombustíveis a partir da boa gestão dos resíduos é fundamental para a descarbonização da economia, pois transforma um passivo ambiental num ativo energético. Discutir esse duplo ganho da valorização dos resíduos em um evento como a IFAT Brasil traz oportunidades de conhecer os exemplos internacionais, as expectativas de todos os atores e a gama de tecnologias que estão à disposição para impulsionar este mercado", afirma Pedro Maranhão, presidente da Abrema, sobre a participação da entidade em dois painéis da IFAT Brasil. 

A Câmara Brasil-Alemanha (AHK do Brasil) organiza o “Painel Brasil-Alemanha de Saneamento, Gerenciamento de Recursos e Economia Circular”, que contará com três painéis: “Panorama do setor de Água, Esgoto e Saneamento na Alemanha, no Brasil e no mundo, com destaque para o Gerenciamento de Recursos Hídricos e Sólidos, e Economia circular”; “Panorama do setor de Água, Esgoto e Saneamento no Brasil sob a perspectiva de Políticas Públicas e Privadas”; e “Cases de Sucesso de empresas associadas à AHK São Paulo”, e a participação de profissionais do Brasil e do exterior.
Já o Sistema Nacional das Indústrias de Equipamentos para Saneamento Básico (SINDESAM) e a Ambiental da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) realizarão o Congresso “Tecnologia feita no Brasil para trazer o país do futuro para o presente”, que abordará seis cases em três segmentos: soluções e tecnologias para o tratamento de água, para gestão de resíduos e para o tratamento de esgoto. O Congresso Internacional da IFAT Brasil contará ainda com os painéis promovidos pelo EUCD - Dialógos do Clima da União Européia, chancelados pela pela Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN), sobre tecnologias para reduzir as emissões através da produção sustentável de biogás e biometano, pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) sobre o papel transformador da indústria de cimento na economia circular de resíduos.

A IFAT Brasil será o principal ponto de encontro do setor de saneamento, conectando indústria, compradores, fornecedores de serviços, representantes do governo e do sistema financeiro. A feira apresentará as principais novidades do mercado de água, esgoto, drenagem, e recuperação de resíduos, em mais de 10 mil m² de exposição. Uma atração será o Pavilhão de Inovação, em parceria com a ISLE Utilities, uma das maiores agências de inteligência do mundo em inovação no setor de águas. Já o Prêmio IFAT Brasil de Tecnologia Inovadora homenageará as tecnologias mais inovadoras no setor. O credenciamento para visitantes é gratuito e obrigatório para entrada no evento: https://ifatbrasil.com.br/credenciamento.