Vibra e Impasa assinam MoU para produzir metanol verde

13/01/2024
O objetivo é prioritariamente o fornecimento aos setores marítimo e industrial

A produtora de combustível renovável à base de cereais Inpasa e a Vibra, empresa do setor de distribuição de combustíveis e energia no Brasil, firmaram um Memorando de Entendimentos (“MoU”) não vinculante para iniciar estudos de viabilidade para a produção e comercialização de metanol verde a partir de subprodutos do etanol. O objetivo é prioritariamente o fornecimento aos setores marítimo e industrial. Com o negócio,a Inpasa e a Vibra abrem caminho para um novo segmento, com soluções sustentáveis aos clientes de transporte marítimo.

Dentre as possibilidades a serem avaliadas, as empresas estudam a instalação de uma planta para produção de metanol verde a partir do etanol de cereais. Durante este período de estudos, as partes avaliarão também a melhor estrutura de negócios para o desenvolvimento do acordo. “Ao fomentar esse negócio, a Vibra e a Inpasa criam as raízes para a construção de uma cadeia industrial de metanol verde. É um novo segmento, necessário para que as empresas de transporte marítimo possam descarbonizar suas operações e oferecer a seus clientes serviços mais sustentáveis”, afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra.

Com a parceria, a Inpasa prevê a captura do CO2 emitido na produção do etanol, que será utilizado para obtenção do metanol verde, também conhecido como e-metanol. O metano verde é uma fonte de energia com baixa pegada de carbono e que apresenta reduções significativas nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) ao longo do ciclo de vida, quando comparado aos combustíveis fósseis, além de contribuir para a redução das emissões de outros poluentes e material particulado. O diretor de comercialização de Etanol da Inpasa, Gustavo Mariano de Oliveira, diz que a parceria entre a Vibra e a Inpasa sinaliza um compromisso conjunto com a inovação sustentável e reforça a importância do desenvolvimento de soluções ecologicamente responsáveis no setor de energia. “Ambas as empresas estão empenhadas em liderar a transição para uma matriz energética mais limpa e eficiente.