Rio sobe no ranking nacional de geração

24/06/2021
Com isto, o Rio passou a ocupar a sétima posição, atrás de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás e Paraná.

Segundo mapeamento feito pela Win Energias Renováveis, com base nos dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a geração própria de energia solar no estado Rio de Janeiro cresceu 14% em termos de potência instalada em telhados e pequenos terrenos nos últimos 30 dias. A região saltou de 220 MW de capacidade em abril para 251 MW em maio. 

Com isto, o Rio subiu uma posição no ranking nacional da ABSOLAR e passou a ocupar a sétima posição, atrás de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás e Paraná. Os 251 MW em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos do Rio de Janeiro representam 4,3% de toda a produção nacional da fonte fotovoltaica na geração própria de energia, que hoje possui 5,9 mil MW, um terço da capacidade de Itaipu. 

Para Camila Nascimento, diretora da Win Energias Renováveis e coordenadora estadual da ABSOLAR no Rio de Janeiro, a tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de desenvolvimento sustentável. “Trata-se de uma fonte que promove crescimento econômico e social para os fluminenses, com geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta. Camila comenta ainda que um marco legal para a geração própria de energia no Brasil, como propõe o Projeto de Lei (PL) 5829/2019 é o melhor caminho para afastar o risco de retrocesso à fonte solar e demais renováveis utilizadas em telhados, fachadas e pequenos terrenos no País.