Lançada empresa para converter resíduos mistos

04/06/2023
A nova companhia surge para converter resíduos plásticos difíceis de reciclar em produtos finais circulares

A Braskem, por meio da sua subsidiária integral Braskem Netherlands B.V., e a Terra Circular, companhia com foco na conversão de resíduos sólidos, lançaram a empresa Upsyde. A nova companhia surge para converter resíduos plásticos difíceis de reciclar em produtos finais circulares, colocando em prática um modelo criativo e disruptivo de lidar com esses tipos de resíduos, além de ter tecnologia patenteada e proprietária. 

A Braskem controla 60% da Upsyde e tem a possibilidade de extensão do uso da tecnologia para outras regiões, enquanto a Terra Circular investiu na joint venture as ações de sua subsidiária (anteriormente ER Plastics), empresa com capacidade de reciclar 23 mil toneladas/ano de resíduos plásticos mistos em peças moldadas por compressão. A Upsyde tem sede em Weert, na Holanda.
 
A tecnologia inovadora e patenteada de reciclagem de resíduos plásticos difíceis de processar é utilizada para produção de bens de consumo duráveis (como pallets, placas para uso em construção e estradas, mantas asfálticas e tapetes para serviço pesado). A criação da Upsyde é um dos projetos da Braskem que contribuirá para evitar que 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos sejam enviados para incineração, aterros ou serem descartados no meio ambiente até 2030, além de comercializar 300 mil toneladas de produtos com conteúdo reciclado até 2025 e 1 milhão de toneladas destes produtos até 2030.