Máquina transforma PET em filamentos para impressora 3D

06/04/2024
Para desenvolver o projeto foi necessário criar um protótipo para triturar a garrafa

Asafe Cerceau Durães, Eduardo Silva Ferreira, Filipe de Barros da Silva, Gabriel de Souza Bomfim e Luis Henrique dos Santos Pereira, alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Automação Industrial, da Escola Técnica Estadual (Etec) Jaraguá, zona noroeste da capital paulista, criaram uma máquina que transforma garrafas PET em filamentos para impressora 3D. Os estudantes tiveram orientação do professor Jean Mendes e estavam focados na pesquisa para o trabalho de conclusão de curso (TCC).

O plano original era criar uma impressora 3D, porém, checando a viabilidade dessa primeira ideia e analisando o alto custo dos filamentos utilizados no equipamento, os alunos decidiram mudar o foco. “Quando recebemos uma impressora 3D na Etec pensamos em maneiras de baratear o custo dos filamentos para impressão. Transformar uma garrafa PET neste material é simples e rápido, além de trazer benefícios para o meio ambiente”, afirma Eduardo.

Para desenvolver o projeto foi necessário criar um protótipo para triturar a garrafa. Nesta etapa, a matéria-prima precisa estar limpa, sem qualquer resíduo metálico e umidade. Depois, o PET segue para a extrusora, máquina que derrete o material, dando a forma de filamento para impressora 3D.  “Hoje estamos ajustando algumas partes mecânicas para que o projeto se torne 100% funcional”.

O orientador da equipe comenta que cada projeto tem uma dinâmica diferente em sala de aula. “Essa criação foi tomando forma durante as conversas. Eu fui acompanhando, pontuando as dificuldades e alertando sobre os cuidados necessários. É muito bacana ver o aprendizado em sala de aula sendo utilizado em benefício dos próprios alunos”, ressalta Jean. Os estudantes contam que a ideia será, futuramente, aprimorar o funcionamento do projeto. “Queremos ampliar a velocidade de produção do filamento e testar também a possibilidade de utilizar outros plásticos”.