Criada terceira SPE para energia renovável

25/06/2023
Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para gerar energia renovável para consumo próprio

A Cagece e a Goener Participações (empresa de energia limpa, acessível e sustentável) criaram a Sane, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para gerar energia renovável para consumo próprio e, posteriormente, comercialização. A iniciativa nasce com meta inicial de instalar dez usinas e utilizar investimento na casa de R$ 58 milhões. A energia gerada será alternativa para proteção do meio ambiente e contenção de gastos.

A Sane é a terceira SPE criada pela Cagece e que produzirá energia fotovoltaica, com propósito inicial que prevê a instalação de dez usinas com potência de 1MWp (megawatt-pico) cada, podendo produzir, aproximadamente, 1,2GWh (gigawatts-hora) de energia por ano. A energia produzida seria suficiente para atender, anualmente, a uma média de 540 residências. A ideia é instalar as primeiras usinas da iniciativa nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). “A energia fotovoltaica é considerada estável, segura, durável e requer pouca manutenção. A geração de energia pretendida diversificará e aumentará a parcela de energia renovável da matriz energética da Cagece, contribuindo para fortalecer também sua política ambiental e autonomia energética, implicando ainda em importante redução de custos pelo fato das Companhias de Saneamento serem grandes consumidores de energia”, esclarece o superintendente de Sustentabilidade da Cagece, Ronner Gondim.

Segundo a coordenadora de Negócios Sustentáveis da Cagece, Kamille Sampaio, os estudos do projeto mostraram que com as dez usinas iniciais será possível economizar até 30% dos gastos com energia elétrica. “Estamos no aguardo da conclusão da análise dos projetos por parte da Enel. Após a aprovação, passaremos às fases de licenciamento ambiental, estudo e limpeza do terreno para iniciar a montagem das estruturas e dos painéis de energia fotovoltaica, que devem começar a ser instalados no início de 2024”, descreve Kamille Do investimento total, 15% serão custeados pela Cagece e 85% pela Goener. Com a expansão do negócio, a SPE deve atuar no desenvolvimento de outras fontes de energia renováveis.

Há dez anos, em 2013, a Cagece criou a primeira SPE, a Utilidades Industriais do Pecém (Utilitas Pecém), em parceria com a PB Construções. Já, em 2021, a empresa em parceria com o Grupo Vicunha Têxtil criou a VSA. A Utilitas Pecém tem prospectado negócios no Complexo Portuário e Industrial do Pecém (Cipp), onde tem o foco nas demandas da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e no hub de hidrogênio a ser instalado no Complexo. Já a VSA tem o objetivo de instalar a Estação de Tratamento de Esgoto Industrial (ETEI), em Horizonte, para o tratamento de efluentes da Vicunha e de outras indústrias da região. No mesmo espaço, será construída uma Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR) para o fornecimento em Pacajus e Horizonte, reduzindo impactos ambientais e aumentando a reserva hídrica da região.