Conexões Sustentáveis seleciona projetos em Segunda Chamada

30/09/2023
Desta vez foram selecionados seis projetos no eixo de Geração de Renda e um no eixo de sociobiodiversidade

Sete novos projetos receberão apoio da Chamada de Base Comunitária II da Plataforma Conexões Sustentáveis, programa implementado pela Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS), com apoio do Fundo de Sustentabilidade Hydro, da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e da Aliança Bioversity & CIAT. A iniciativa visa financiar propostas com foco em empreendedorismo e desenvolvimento sustentável de Barcarena, no Pará.

Desta vez foram selecionados seis projetos no eixo de Geração de Renda e um no eixo de sociobiodiversidade. Há desde empreendimentos voltados para a capacitação profissional na área de corte e costura, artesanato, cabelo e barbearia e manutenção de bicicletas, até melhorias na produção avícola e agrícola e introdução de sistemas energéticos renováveis. Até setembro, os selecionados devem assinar o Termo de Parceria que irá garantir recursos  disponíveis pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro e parceiros. Cada projeto receberá mais de R$ 80 mil de incentivo. Confira a lista dos projetos no site da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS).

Os projetos selecionados receberão apoio durante um ano, como, por exemplo, por meio de acompanhamento dos projetos que consiste na análise de informações de relatórios, prestação de contas, visitas técnicas, participação em reuniões, capacitações temáticas voltadas para a boa gestão, entre outras, assim como análise dos impactos gerados no território de Barcarena e os resultados pretendidos. “Cada vez que selecionamos novos projetos, estamos promovendo conexões entre diversos setores da sociedade para que eles executem ações concretas de impacto social no município, desta vez, em duas frentes muito importantes: socio biodiversidade e geração de renda”, destaca Eduardo Figueiredo, diretor executivo do Fundo de Sustentabilidade Hydro.

A Plataforma Conexões Sustentáveis tem como meta financiar projetos socioambientais para promover transformações positivas em prol do desenvolvimento de Barcarena, beneficiando prioritariamente organizações comunitárias locais, com dificuldades de acesso a créditos. Em 2022, a Plataforma Conexões Sustentáveis lançou 15 novos projetos. Os projetos iniciados entre outubro e dezembro de 2022 já estão em desenvolvimento. O investimento nesta nova chamada será em torno de R$ 600 mil.