Compesa assina contrato para economizar 37%

02/08/2022
O contrato prevê a implantação de usina solar nos municípios de Flores, no Sertão, e em São Caetano, no Agreste pernambucano.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) assinou Parceria Público-Privada (PPP) de autoprodução de energia, por um período de 29 anos. O contrato prevê a implantação de usina solar nos municípios de Flores, no Sertão, e em São Caetano, no Agreste pernambucano. A usina terá capacidade de 135 MW e a iniciativa é inédita entre as empresas de saneamento no País. 

O projeto demandará investimento de R$ 453 milhões nos quatro primeiros anos da concessão e o fornecimento será realizado através do mercado livre de energia. Em 2021, a Compesa consumiu 4% da energia do Estado, sendo um dos maiores consumidores do território estadual. Em parceria com a PPP, a Compesa passa a ser uma das maiores produtoras de energia do Estado, o que gerará uma economia de R$ 1,1 bilhão para Pernambuco. 

A expectativa é gerar, a partir da PPP, uma economia de 37% em relação ao valor pago à concessionária de energia. “Além de abastecer as unidades da Compesa, essa energia também beneficia diretamente a população. A redução dos custos operacionais permitirá investir na melhoria dos serviços oferecidos”, comentou a presidente da Compesa, Manuela Marinho. A iniciativa irá gerar 700 empregos diretos e indiretos e com o Sistema de Energia Solar da Compesa, haverá uma geração anual de 320 GWh/ano, o equivalente ao consumo de 175 mil residências de médio porte. Além disso, a utilização de energia limpa, com fontes que geram menos impacto ambiental, evita a emissão de toneladas de dióxido de carbono (CO2), um dos gases que provoca o efeito estufa.