BASF vai produzir combustível livre de CO2 na Alemanha

26/11/2023
o chamado projeto Hy4Chem-EI – está entrando na próxima fase de construção.

Com a aprovação do financiamento do Ministério Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Ação Climática e do Estado da Renânia-Palatinado, a BASF deu um grande passo na construção de um eletrolisador de membrana de troca de prótons. Em cooperação com a Siemens Energy, o trabalho na eletrólise da água nas instalações de Ludwigshafen – o chamado projeto Hy4Chem-EI – está agora a entrar na próxima fase de construção. Franziska Brantner, Secretária de Estado Parlamentar do Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática, apresentou a notificação oficial de financiamento à Dra. Melanie Maas-Brunner, membro do Conselho de Diretores Executivos da BASF SE e Diretora Local Ludwigshafen, na presença de Malu Dreyer, Ministra-Presidente da Renânia-Palatinado.

Com uma produção de 54 MW e uma capacidade de até 8.000 toneladas métricas de hidrogênio por ano, o eletrolisador PEM será um dos maiores do gênero na Alemanha quando estiver operacional. Alimentado por eletricidade proveniente de fontes de energia renováveis, o sistema produzirá hidrogênio livre de CO2 e, assim, reduzirá as emissões de gases com efeito de estufa no local em até 72 mil toneladas métricas por ano. A BASF utilizará o hidrogênio como matéria-prima para fabricar produtos com uma pegada de carbono reduzida. Além disso, a empresa fornecerá hidrogênio para a mobilidade na Região Metropolitana do Reno-Neckar, para apoiar o desenvolvimento de uma economia do hidrogênio na área.
A BASF e a Siemens Energy planejam começar a operar a planta de eletrólise de água em 2025. Em cooperação com o Estado da Renânia-Palatinado, o Ministério Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Proteção Climática está contribuindo com até 124,3 milhões de euros para o projeto – até 37,3 euros. milhões dos quais serão financiados pelo governo da Renânia-Palatinado. “Na indústria química atual, nossa principal necessidade de hidrogênio com baixo teor de carbono é como matéria-prima. No longo prazo, também se tornará cada vez mais importante para a BASF como vetor energético. Estou particularmente satisfeita pelos nossos políticos terem reconhecido o potencial do projeto. Na Siemens Energy, temos um parceiro com excelente expertise tecnológica. O atual compromisso de financiamento mostra que a política e as empresas estão a trabalhar em conjunto para moldar a transformação energética do sector industrial. Este é um marco no caminho para zero emissões líquidas de carbono e um sinal das capacidades da unidade de Ludwigshafen”, disse Melanie Maas-Brunner, membro do Conselho de Administração Executivo da BASF SE e Diretora Local de Ludwigshafen. 

Malu Dreyer, Ministra-Presidente da Renânia-Palatinado disse que como um governo estadual, “estamos promovendo a expansão da economia do hidrogênio. Foram reservados 184 milhões de euros em financiamento regional para este fim. O hidrogênio é o vetor de energia que abrirá o caminho para o nosso futuro como centro de negócios numa Renânia-Palatinado com impacto neutro no clima. Estamos concentrados na expansão tanto da infraestrutura para a importação de hidrogênio como para a produção local. É por isso que o projeto Hy4Chem é um marco na aceleração da economia do hidrogénio na Renânia-Palatinado, na Alemanha e na Europa – e na descarbonização de indústrias inteiras”. Malu continua dizendo que o governo estadual e eu continuaremos a apoiar amplamente esse processo, em linha com nossa cooperação estreita e de confiança de longa data. “A disponibilização do Estado da Renânia-Palatinado de mais de 37 milhões de euros em financiamento para Hy4Chem sublinha a sua importância para todo o estado”.
 
Katrin Eder, Ministra de Estado da Proteção Climática, Ambiente, Energia e Mobilidade da Renânia-Palatinado disse que a tecnologia do hidrogénio levará a uma redução significativa dos gases com efeito de estufa prejudiciais ao ambiente. “O hidrogênio com emissões zero também tem muitas aplicações possíveis. Como matéria-prima, como transportador de energia e como meio de armazenamento de energia, o hidrogênio com impacto neutro no clima dará contributos importantes para a descarbonização da nossa economia e para garantir um fornecimento fiável de energia renovável. O desenvolvimento e a expansão do mercado de tecnologias de hidrogênio energeticamente eficientes e econômicas são passos fundamentais para o estabelecimento de uma economia sustentável do hidrogênio na Renânia-Palatinado, em toda a Alemanha e em toda a UE. O projeto Hy4Chem da BASF desempenhará um papel importante”. O projeto irá apoiar a Renânia-Palatinado como um centro de negócios e a nossa força inovadora a longo prazo. 
Na unidade de Ludwigshafen, a BASF utiliza cerca de 250 mil toneladas métricas por ano de hidrogênio, que são produzidas por meio de reforma a vapor ou ocorrem como produtos de acoplamento e subprodutos. A reforma a vapor, o atual processo de produção convencional, gera elevadas emissões de CO2. Mudar a tecnologia de produção de hidrogênio e utilizar este hidrogênio como matéria-prima para produtos químicos deverá reduzir significativamente a pegada de carbono da BASF. A fim de impulsionar o crescimento da economia do hidrogênio, a BASF está empenhada em permanecer tão aberta quanto possível a diferentes tecnologias para a produção de hidrogênio com baixas emissões ou sem emissões. Além da eletrólise da água, essas opções também incluem a pirólise do metano.

A BASF estabeleceu a meta de atingir zero emissões líquidas de CO2 até 2050. O uso de energias renováveis, um aumento na eficiência energética na produção e novas tecnologias apoiarão este objetivo. A unidade de Ludwigshafen tem um papel fundamental a desempenhar: numerosas tecnologias estão a ser testadas e desenvolvidas na sede da empresa com o objetivo de substituir os combustíveis fósseis e utilizar eletricidade renovável. Além da eletrólise da água, os exemplos incluem a planta de demonstração para fornos de craqueamento a vapor aquecidos eletricamente e uma planta de teste de pirólise de metano.