Aeroporto de BH atinge recorde de duas mil t

05/10/2022
O Programa de Coleta Seletiva contribui ainda para a geração de emprego e renda para a população do entorno do aeroporto.

A parceria entre o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Lagoa Santa (Ascamare) atingiu a marca de coletar duas mil toneladas de resíduos destinados ao Programa de Coleta Seletiva. “Este marco demonstra que o aeroporto se compromete efetivamente com a sustentabilidade e coloca em prática ações que geram impactos sociais e ambientais positivos”, reforça o gestor de Desenvolvimento Aeroportuário da BH Airport, Gustavo Anfra. 

"O Programa de Coleta Seletiva contribuiu para a nossa premiação como Aeroporto Verde - ACI Green Airport Recognition e nos motiva a seguir com o modelo de governança focado em iniciativas de sustentabilidade sociocultural e ambiental”, acrescenta Anfra. A parceria com a Ascamare evidencia a implementação de um projeto de conscientização de toda a comunidade aeroportuária em busca da conservação e preservação dos recursos naturais, em função do descarte adequado de papel, vidro, plástico e metais, além da redução do volume de resíduos dispostos em aterros sanitários. 

O Programa de Coleta Seletiva contribui ainda para a geração de emprego e renda para a população do entorno do aeroporto. Atualmente, cerca de 30 famílias de Lagoa Santa, município vizinho ao terminal, são beneficiadas com a doação dos resíduos para a Ascamare, parceira da BH Airport desde o início da concessão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. A associação é a única na região do entorno do aeroporto apta a atender a grandes empresas como referencial de qualidade e organização, com espaço adequado para segregação e acondicionamento de resíduos. 

Os associados utilizam todos os EPIs recomendados para garantir a segurança durante a coleta e cumprem um cronograma semanal de recolhimento que, somado ao trabalho realizado em outras frentes de atuação, viabiliza a concretização do sonho da casa própria, aquisição de veículos e ampliação das possibilidades de educação para os filhos.