Abrafati anuncia programa para sobras de tintas

25/11/2023
O projeto terá início em 2024, com uma etapa piloto em Recife e Fortaleza

Durante a Abrafati Show 2023, evento do segmento de tintas, realizado de 21 a 23 de novembro, no São Paulo Expo, a Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas (Abrafati) anunciou o programa Retorna Tinta, que tem o objetivo de destinar corretamente sobras de tintas imobiliárias pós-consumo. 

O projeto terá início em 2024, com uma etapa piloto em Recife e Fortaleza, onde serão distribuídos pontos de entrega voluntária em lojas de varejo. “Nosso objetivo é oferecer uma alternativa para o retorno das sobras de tintas mantendo o nosso compromisso sustentável com os clientes do segmento”, comentou Daniel Geiger Campos, Presidente Latam da AkzoNobel e Chairman de Sustentabilidade da Abrafati. O programa foi desenvolvido em parceria com o Instituto Akatu. 

O sistema mensura as práticas sustentáveis das empresas do segmento de tintas e avalia o desempenho em quatro categorias: governança e liderança, meio ambiente, capital humano e capital social. As categorias atendem critérios como ética e integridade, modelo de negócio e inovação, saúde e segurança do consumidor, transparência e informações para o consumidor, saúde e qualidade de vida do trabalhador, qualidade do ar e emissões e gestão de resíduos.