AB Brasil produzirá a partir de resíduos do melaço

02/08/2022
O biogás produzido na ETE responderá pela geração de 25% da energia elétrica e térmica (vapor e água quente) consumida na planta.

Empresa brasileira na categoria de fermentos, a AB Brasil, investiu R$ 150 mil para ampliar e modernizar a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de sua fábrica em Pederneiras (SP). No local, a empresa passará a produzir biogás a partir de resíduos do melaço, principal matéria-prima do fermento.  O biogás produzido na ETE responderá pela geração de 25% da energia elétrica e térmica (vapor e água quente) consumida na planta, prevista para acontecer a partir do segundo semestre de 2022. “Temos consciência de que é preciso respeitar o planeta pelo bem da nossa sobrevivência e de nossos negócios”, disse Danilo Nogueira, diretor-geral da AB Brasil. 

O diretor da AB Brasil comenta que a empresa avança cada vez mais em projetos sustentáveis que exigem investimentos, mas principalmente iniciativa e vontade verdadeira de contribuir com o futuro do planeta. “Em 2020 oficializamos nosso compromisso público de fazer a conversão para o sistema cage-free até 2025 de todos os produtos da Companhia que levam ovos em sua formulação e, até 2028, dos produtos à base de ovos pasteurizados (ovos, gemas, claras e sobremesas) para o segmento industrial, fornecidos pela Sohovos”, informa o diretor-geral.

As pesquisas e tecnologias no setor agropecuário permitiram desenvolver diversos produtos a partir da cana-de-açúcar, usando como base seus subprodutos, como o melaço, por exemplo. Principal matéria-prima para a fabricação do fermento biológico, o melaço é o caldo da cana-de-açúcar altamente concentrado. 

Os resíduos do melaço permitem a produção do biogás e a geração de energia elétrica e térmica limpa e renovável, uma alternativa aos combustíveis fósseis do ponto de vista ambiental. A produção do biogás também gera resíduos e na ETE da AB Brasil eles serão tratados e lançados no Rio Tietê, seguindo rigorosamente os padrões de lançamento estabelecidos pelos órgãos ambientais.