42% dos latinos não sabem o que pode ser reaproveitado

17/07/2021
Apenas um em cada dez latinos sabe o que é carbono neutro e entende como ele pode ajudar a reduzir o impacto ambiental.

A Organização das Nações Unidas (ONU) iniciou, em 2021, a chamada Década da Restauração de Ecossistemas, iniciativa que visa proteger e restaurar o meio ambiente em escala global. Para isso, é necessário conscientizar empresas e indivíduos, que, juntos, buscam soluções para reverter o atual quadro de degradação. 

Apesar de tímida, a consciência ambiental já faz parte do cotidiano das pessoas ao redor do mundo. Tanto é que três das marcas mais compradas em 2020 na América Latina também são consideradas as mais sustentáveis. Os dados são do estudo Who Cares, Who Does?, produzido pela Kantar, empresa especializada em dados, insights e consultoria.

Segundo a Kantar, os consumidores estão mais dispostos a comprar de marcas que eles consideram significativas e com propósito. Na América Latina, os compradores comprometidos com o meio ambiente já são maioria, e se preocupam com a saúde e revisam os rótulos de alimentos e bebidas, optando por aqueles que sejam de produção local, orgânicos, livres de matérias-primas de origem animal e que passam uma imagem ecológica de forma geral.

Entretanto, a reciclagem ainda provoca dúvidas nas pessoas, tanto que 42% não sabem ao certo os itens que podem ser reaproveitados e 57% não têm ideia do que acontece com os materiais entregues nos pontos de coleta. Para completar, apenas um em cada dez latinos sabe o que é carbono neutro e entende como ele pode ajudar a reduzir o impacto ambiental.