Pesquisadora brasileira participa do Programa Fullbright

28/05/2023
Ela está no grupo de 16 acadêmicos selecionados para participar do Programa Fullbright

A pesquisadora Rayane Pacheco, egressa do programa de pós-graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais e em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está no grupo de 16 acadêmicos selecionados para participar do Programa Fullbright, gerido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, o principal mecanismo de intercâmbio educacional internacional do país. 

O programa tem duração de 18 meses e Rayana vai se unir a outros pesquisadores do Brasil, Equador, Peru, Suriname, da Colômbia, Guiana, Venezuela e dos Estados Unidos. Todos irão trabalhar em conjunto, por meio de equipes multidisciplinares, pela sustentabilidade em toda a Amazônia. O grupo vai explorar temas socialmente relevantes, com o objetivo de prover subsídios para ações políticas viáveis e capazes de melhorar a qualidade de vida das comunidades da Bacia Amazônica. O grupo será liderado por dois pesquisadores com experiência no tema Amazônia: Carlos Valério Aguiar Gomes, da Universidade Federal do Pará, e Jeffrey Hoelle, da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (EUA).

Rayane Pacheco vai trabalhar especificamente na identificação de áreas para restauração florestal dentro de propriedades privadas na Amazônia brasileira, de acordo com o Código Florestal. Mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais e doutora em Engenharia de Produção, Rayane trabalha com análise de dados espaciais para aplicação da legislação ambiental em propriedades rurais no Centro de Inteligência Territorial (CIT) e lidera uma equipe que desenvolve abordagens metodológicas para a ferramenta de análise automática do Cadastro Ambiental Rural (CAR), em parceria com a UFMG. 

A seleção dos 16 acadêmicos avaliou a capacidade dos profissionais em trabalhar além das fronteiras e conduzir pesquisas multidisciplinares que abordem prioridades e práticas de proteção, conservação, mitigação e adaptação ambiental. O programa começará com uma reunião em Belém (PA), em junho de 2023 e terminará em dezembro de 2024, com um encontro em Washington, D.C. (EUA), que contará com a apresentação, por parte dos cientistas, de suas recomendações de políticas para a Amazônia.