Itaipu anuncia dois “Energy Compacts”

25/06/2021
Os compromissos voluntários foram elaborados de forma conjunta pelas Diretorias de Coordenação de ambas as margens da binacional.

A Itaipu Binacional anunciou estar entre os chamados “Energy Compacts”, que são compromissos voluntários para o avanço das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 (ODS 7), da Agenda 2030 das Nações Unidas. Com os Energy Compacts, a ONU quer estimular os países para, nesta década decisiva para a implementação da Agenda 2030, reduzirem pela metade as suas emissões. A estratégia está em linha com o objetivo global de manter a elevação média da temperatura em 1,5ºC, estabelecido pelo Acordo de Paris. 

Para isso, as emissões devem zerar até 2050 e atingir a chamada neutralidade em carbono (Net Zero). Os dois Energy Compacts da Itaipu foram desenvolvidos de forma binacional. Um está relacionado à difusão de conhecimentos e boas práticas para a promoção das energias renováveis e do desenvolvimento sustentável, enquanto o segundo é voltado ao investimento em infraestrutura para a transmissão de energia. Os compromissos voluntários foram elaborados de forma conjunta pelas Diretorias de Coordenação de ambas as margens da binacional. 

A Itaipu também conserva mais de 100 mil hectares de Mata Atlântica em ambas as margens do reservatório, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, comprovando como a hidroeletricidade pode ser um fator de promoção da conservação ambiental. A estratégia também beneficia a produção de alimentos realizada na área de influência da usina.