Universidade americana vai liderar projeto de US$ 1 milhão

04/02/2024
A iniciativa visa identificar caminhos para o desenvolvimento da força de trabalho que se alinhem com as tecnologias energéticas e o desenvolvimento de políticas que acelerem a adoção dessas tecnologias

A West Virginia University liderará um esforço financiado pela National Science Foundation (NSF) de US$ 1 milhão para impulsionar a tecnologia e a infraestrutura energética, bem como abordar questões que envolvem descarbonização e resiliência da rede, em toda a região da Virgínia Ocidental-sudoeste da Pensilvânia. A equipe de Tecnologia e Infraestrutura de Energia Resiliente, liderada por Erienne Olesh, diretora-executiva do Escritório de Inovação de Estudantes e Docentes da WVU, e Sheena Murphy, vice-presidente associada para desenvolvimento de pesquisa do Escritório de Pesquisa da WVU, inclui a universidade, a Universidade Carnegie Mellon, a Universidade de Pittsburgh e uma série de organizações sem fins lucrativos regionais, partes interessadas da indústria e entidades governamentais. A iniciativa visa identificar caminhos para o desenvolvimento da força de trabalho que se alinhem com as tecnologias energéticas e o desenvolvimento de políticas que acelerem a adoção dessas tecnologias.

A NSF anunciou o prêmio à WVU como parte de seu programa Regional Innovation Engines. O programa foi concebido para apoiar o desenvolvimento de diversas coligações regionais para criar soluções orientadas para a inovação com impacto econômico e social. “Como região histórica de produção de energia, esta área já está preparada para ser o epicentro da transição energética”, disse Olesh. “Com a infraestrutura existente e os principais parceiros da indústria energética já localizados aqui, este é um lugar lógico para inovar na próxima geração de tecnologia energética. É importante ressaltar que a região também já possui capacidade de força de trabalho e os alicerces para continuar a desenvolver a força de trabalho crítica que será necessária à medida que avançamos para fontes de energia alternativas”. O financiamento da NSF apoiará o desenvolvimento de parcerias críticas para compreender as necessidades e prioridades industriais e envolver-se com as comunidades.

O vice-presidente de pesquisa, Fred King, disse que o projeto ressalta a missão de concessão de terras da WVU e o status da universidade como instituição R1. Carnegie Mellon e Pitt também são universidades R1. “O futuro da energia e da sustentabilidade é fundamental para esta região”, disse King. “A WVU tem a oportunidade, juntamente com os nossos colegas da Carnegie Mellon e Pitt, de estabelecer um precedente ao reimaginar como podemos alimentar a nação de formas inovadoras e ecológicas e, ao mesmo tempo, reforçar a economia e criar novos empregos”. 
Junto a Olesh e Murphy estão Sam Taylor, diretor do Instituto WVU para Sustentabilidade e Pesquisa Energética e Elizabeth Vitullo, vice-presidente assistente de Inovação Econômica. No final da fase de projeto de 18 meses, a equipe irá desenvolver listas de tecnologias prontas para tradução, parceiros comerciais interessados e declarações políticas para informar os governos regionais sobre atividades eficazes para apoiar um motor de inovação regional. Após esta fase, a equipe espera garantir financiamento adicional para colocar o plano em ação. “A resiliência energética e a segurança estão na vanguarda das prioridades nacionais”, disse Murphy. “A necessidade de fontes de energia fiáveis e diversificadas, bem como de maior resiliência da infraestrutura da rede face a ameaças naturais e não naturais só aumentará na próxima década”.
 
Os objetivos da equipe estão alinhados com a ordem executiva do governo americano para atingir emissões líquidas zero até 2050 e com o apoio do Departamento de Energia dos EUA à justiça energética, que prioriza benefícios para comunidades historicamente desfavorecidas pela economia energética. O projeto tem ainda como parceiros adicionais o Bluefield State University, West Virginia State University, Tri-State Energy and Advanced Manufacturing e In2Market. “Esta é uma oportunidade para a WVU fortalecer as suas parcerias regionais, mostrar o seu profundo portfólio de investigação energética e contribuir positivamente para a transição energética”, disse Olesh.