Estudo aponta preocupação de 58% com escassez hídrica

20/03/2023
58% das pessoas em todo o mundo acreditam que a escassez de água potável é um problema “muito sério”.

Segundo o relatório do GlobeScan Radar, 2021, 58% das pessoas em todo o mundo acreditam que a escassez de água potável é um problema “muito sério”. O estudo revela que mexicanos (84%), colombianos (84%) e brasileiros (81%) são os mais preocupados com o acesso à água, enquanto as pessoas em Hong Kong (20%), Japão (21%) e Coréia do Sul (22%) são os países com menor grau de preocupação. O cuidado com a preservação da água cresceu desde 2001 em países como México, Colômbia, Argentina (76%), Peru (75%), Itália (72%) e França (71%). A pesquisa foi realizada com 29.293 pessoas nos meses de junho e julho de 2022. 

Além disso, a mudança climática está fortemente ligada à escassez de água, com quase quatro em cada dez pessoas que foram pessoalmente afetadas pela mudança climática dizendo que passaram por isso durante a seca. Juntamente com a Circle of Blue e a WWF, a GlobeScan divulgará as principais descobertas sobre água de seu GlobeScan Radar Survey antes da Conferência da Água da ONU de 22 a 24 de março, em Nova Iorque, onde governos e empresas devem se comprometer com ações urgentes para enfrentar as crises mundiais de água. 

Além dos 58% de pessoas preocupadas com uma possível escassez de água potável , o levantamento aponta que este cuidado cresceu nos últimos anos, de um mínimo de 49% em 2014 para 61% em 2022 entre 17 países rastreados de forma consistente, juntamente com a preocupação com as mudanças climáticas (45% em 2014 para 65% em 2022) .As pessoas na Argentina, Coréia do Sul, Vietnã, Colômbia, Alemanha e Peru relatam os maiores aumentos de preocupação com a escassez de água no ano passado.

Cerca de 30% das pessoas em todo o mundo afirmam que são “muito” afetadas pessoalmente pela escassez de água potável, enquanto a maioria global se sente pelo menos moderadamente afetada pessoalmente (56%). Apenas um quarto (25%) diz que não é afetado. A maioria das pessoas pesquisadas na Colômbia, Itália, México, Peru e Turquia dizem que são muito afetadas pessoalmente pela falta de água potável. Em contraste, menos de um em cada dez diz que foi muito afetado na Alemanha, Japão e Holanda.

Globalmente, as pessoas em áreas urbanas (32%) são mais propensas do que aquelas em áreas rurais (28%) ou cidades e áreas suburbanas (26%) a se sentirem muito afetadas pela falta de água potável.

Até 38% das pessoas dizem que foram “muito” afetadas pessoalmente pelas mudanças climáticas, enquanto até 75% foram pelo menos “moderadamente” afetadas. As pessoas que dizem ter sido pessoalmente afetadas pela mudança climática frequentemente mencionam a seca como uma das formas pelas quais foram impactadas; 37% das pessoas que vivenciam a mudança climática afirmam pessoalmente que isso ocorre devido à seca. 

“Estamos vendo uma rara convergência, quando a opinião pública está se alinhando com realidades profundas à medida que o mundo enfrenta desafios crescentes de água que estão afetando a forma como cultivamos nossos alimentos, geramos nossa energia e apoiamos uma economia e meio ambiente sustentáveis”, disse J. Carl Ganter , diretor administrativo da Circle of Blue. Para Ganter, a pesquisa com quase 30 mil pessoas mostra definitivamente que os cidadãos do mundo estão sentindo e falando sobre os efeitos do estresse hídrico e climático. 

Já Alexis Morgan, Líder Global de Gerenciamento de Água do WWF, diz que a perda de água é uma perda da natureza e, caso os devidos cuidados não sejam tomados, a escassez de água só piorará, impactando sociedades e economias em todo o mundo. “No entanto, por meio da colaboração, restaurando pântanos, reconectando rios e reabastecendo aquíferos, provamos maneiras de enfrentar esses desafios compartilhados de água. É hora de investir urgentemente nessas soluções”. Perrine Bouhana, diretora da GlobeScan, não mostrou-se surpresa com a preocupação dos cidadãos sobre a disponibilidade de água potável. “As secas de 2022 afetaram a vida de um número incontável de pessoas em todos os continentes e os indicadores sugerem que é provável que isso piore. Altos níveis de preocupação pública com a água significam que há uma oportunidade agora para governos e ONGs ajudarem pessoas e empresas a entender como suas ações podem genuinamente fazer a diferença para este problema globalmente importante que afeta a todos nós”.