Comitiva brasileira visita plataforma na Bélgica

28/05/2023
Comitiva conheceu uma plataforma internacional de hidrogênio verde do porto de Antuérpia e Bruges, na Bélgica

Uma comitiva de executivos dos portos privados e autoridades e liderada pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) conheceu uma plataforma internacional de hidrogênio verde do porto de Antuérpia e Bruges, na Bélgica, com o objetivo de substituir as fontes de energia fósseis em muitas aplicações industriais e tornar as operações portuárias cada vez mais sustentáveis.

O terminal belga possui alto potencial para se tornar um dos mais sustentáveis do mundo, em parceria com a CMB.TECH e já testa veículos com um sistema híbrido que combina diesel e hidrogênio, reduzindo as emissões globais de poluentes em 65%.

“Aqui, com todo o grupo, estamos vendo de perto esse exemplo de porto público eficiente e que está bem avançado no tema da sustentabilidade”, afirmou o presidente da ATP, Murillo Barbosa Na busca por fortalecer a modernização do setor portuário brasileiro, o grupo também visitará, até o dia 26 de maio, o Porto de Ghent, um dos maiores portos fluviais do continente; e o Porto de Zeebrugges, importante centro de transporte e logística para cargas; entre outros locais. A comitiva brasileira é formada por 39 participantes, entre os quais estão o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e quatro diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que integram a equipe a partir de amanhã, além de representantes de 16 empresas associadas à entidade. 

A Missão ATP Bélgica é a primeira viagem internacional de estudos da ATP. Planejada desde 2020, ela tem o objetivo de reunir autoridades e representantes de portos privados para vivenciar a realidade da operação e da gestão portuária em locais que são referências no segmento logístico e portuário.