Associações assinam acordo para desenvolvimento de mercado

30/09/2023
Ideia é ampliar o uso de hidrogênio verde (H2V) no País e, desta forma, promover o desenvolvimento e consolidação desse mercado

A Federação da Indústria do Estado de São Paulo (FIESP) e a Federação da Indústria do Estado do Ceará (FIEC) assinam acordo de cooperação com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e com a Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEÓLICA) para ampliar o uso de hidrogênio verde (H2V) no País e, desta forma, promover o desenvolvimento e consolidação desse mercado nos dois estados e no Brasil, como um todo. A assinatura teve a participação dos presidentes das entidades, incluindo Josué Gomes, da FIESP, Ricardo Cavalcante, da FIEC, Ronaldo Koloszuk, da ABSOLAR, Elbia Gannoum, da ABEEÓLICA, e de representantes do setor produtivo paulista e brasileiro.

As entidades pretendem ampliar a competitividade do H2V, produzido por meio de energia elétrica proveniente das fontes eólica, biogás e solar fotovoltaica, em toda a sua cadeia de valor. O acordo prevê também a identificação de regiões atrativas para a sua produção e hubs que otimizem custos de transporte, tanto para o mercado doméstico como para o internacional. As partes do acordo tem como meta identificar potenciais sinergias na indústria local com a produção de eletrolisadores e demais equipamentos utilizados na produção do H2V e amônia verde, além de definir objetivos para produção e uso do combustível nos estados paulista e cearense, regiões apontadas como grandes polos para o hidrogênio verde brasileiro. 

A cooperação entre as associações envolve ainda o estímulo, contribuição e apoio a políticas públicas voltadas ao fomento da produção e uso do H2V e seus derivados e à substituição do uso atual de hidrogênio e amônia de origem fóssil para o de origem renovável em nível estadual e nacional e a atração de investimentos, empresas, geração de empregos e renda, bem como desenvolvimento tecnológico e industrial. “Por isso, o apoio do setor produtivo, em consonância com as autoridades públicas, é fundamental para a criação das rotas de produção do combustível a partir de fontes renováveis”, afirmou Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR.