Última fase de ampliação de ETA em Sumaré

17/01/2022
No total, as obras apresentam avanço de 95% e beneficiarão 190 mil moradores, o que equivale a 70% da cidade.

A BRK Ambiental iniciará (ainda sem data definida) mais uma etapa da obra de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água II, em Sumaré (SP). A obra visa expandir a capacidade de tratamento de água da cidade e faz parte da 4ª e última fase do projeto da ETA II, iniciado em 2018. No total, as obras apresentam avanço de 95% e beneficiarão 190 mil moradores, o que equivale a 70% da cidade pela ampliação e modernização da estação, que fica no Parque Itália. 

A 4ª fase das obras tem avanço de 75% e consiste na modernização dos sistemas de dosagem de produtos químicos de toda a estação, além da recuperação e melhorias das estruturas civis e a reforma das tubulações externas, bem como do sistema de drenagem de águas pluviais e de esgotamento sanitário interno da estação. A concessionária a partir do dia 17 dará andamento a duas frentes: a substituição da tubulação de água filtrada do sistema convencional e a manutenção das lamelas do sistema manto de lodo. “Assim como fizemos em duas fases anteriores, executadas em agosto e setembro de 2021, trabalharemos em uma das etapas do tratamento de água. Por isso, é necessário reduzir a vazão total da água tratada na estação, para que seja possível executar a obra. Diante disso, fizemos uma escala para garantir, em dias alternados, o abastecimento dos bairros das regiões afetadas. Mas, é de extrema importância que os moradores façam o uso racional da água nesse período”, explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.

O gerente diz ainda que devido às elevadas temperaturas que tem feito no município, a BRK tem registrado um aumento no consumo de água. Com isso, a empresa reduziu a vazão do sistema II, responsável por abastecer 70% da cidade, já que o alto consumo pode impactar o sistema I, que abastece os outros 30% do município.