thyssenkrupp assina contrato com a Shell

17/01/2022
Com o projeto, a empresa vai desenvolver, produzir e instalar uma planta de 200 MW com base em seu módulo de eletrólise de água alcalina.

A thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers assinou um contrato de fornecimento com a Shell para o projeto de larga escala "Hydrogen Holland I" no porto de Rotterdam, na Holanda. Com o projeto, a thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers vai desenvolver, produzir e instalar uma planta de 200 MW com base em seu módulo de eletrólise de água alcalina de 20 MW de larga escala.

A construção dos eletrolisadores começará no primeiro semestre deste ano. A decisão final de investimento da Shell para construir o 'Holland Hydrogen I' está prevista para 2022, com o início da produção programada para 2024. "Estamos ansiosos para apoiar a construção de um importante hub de hidrogênio na Europa Central e contribuir para a transição da Europa para a energia verde", disse o Dr. Christoph Noeres, Head de Hidrogênio Verde da thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers. "Com o nosso tamanho de módulo padrão de larga escala, fortaleceremos ainda mais a estratégia de hidrogênio da Shell. A parceria combina perfeitamente nossa excelência em engenharia com a competência da Shell, um dos maiores players globais de energia." 

O centro das instalações do projeto "Hydrogen Holland I" ocupará uma área de dois hectares e o combustível verde produzido nele será destinado à indústria e o setor dos transportes, com toda a energia produzida a partir do parque eólico offshore Hollandse Kust (Noord), com garantias de origem de energia limpa. O hidrogênio pode ser transportado por meio de um duto de aproximadamente 40 km de extensão, que ligará a usina até o Parque de Energia e Produtos Químicos da Shell em Rotterdam.