TenarisConfab reutiliza ou recicla 90%

09/10/2021
Os resíduos industriais gerados na operação incluem madeira, borras, emulsões e outros resíduos do processo de soldagem.

Planta brasileira de tubos com costura localizada em Pindamonhangaba (SP), a TenarisConfab reutiliza ou recicla atualmente 90% dos resíduos industriais gerados na operação, o que inclui madeira, borras, emulsões e outros resíduos do processo de soldagem. Em 2018, essa porcentagem era de 56%. "Para atingir a meta, tivemos que repensar e digitalizar a maneira como monitoramos a geração, o uso e o tratamento de resíduos na TenarisConfab. Além disso, nossos funcionários na planta foram treinados para garantir a efetiva execução do projeto", explica Luís Chad, Diretor de QHSE da Tenaris no Brasil. Por meio de ferramentas de análise de dados, a empresa desenvolveu dashboards para monitorar a geração de resíduos, e otimizar seu transporte e uso.

Com os princípios na economia circular, a empresa agora consegue recuperar e reutilizar 100% dos resíduos dos processos de soldagem na fabricação de aço. No caso da madeira, o material é transformado em biomassa e substitui o uso de carvão, enquanto as borras e emulsões geradas nos trabalhos de produção são reutilizadas pela indústria de cimento. A pequena quantidade de resíduos que ainda está fora de qualquer circuito de reciclagem é auditada pela Tenaris e depois enviada para aterros sanitários autorizados a receber material industrial. A empresa continua buscando alternativas para reduzir esse volume no futuro. 

Quase toda a água consumida pela planta de Pindamonhangaba da TenarisConfab é reutilizada em diversas etapas dos processos industriais. O restante é tratado e devolvido a rios e outras fontes naturais. A TenarisConfab trata e reutiliza diariamente uma quantidade de água que corresponde ao consumo mensal de 12 famílias.