Sudeste despeja quase 2.300 piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento

12/11/2023
A região Sudeste com mais de 89 milhões de pessoas, trata somente 58,6% do volume gerado

Segundo dados do DATASUS (2021), presentes no Painel Saneamento Brasil, do Instituto Trata Brasil, a região Sudeste com mais de 89 milhões de pessoas (a mais populosa) ainda não atende com coleta de esgoto cerca de 16,3 milhões de habitantes (18,3%), enquanto trata somente 58,6% do volume gerado. Isto significa que a região despeja diariamente 2.229 piscinas olímpicas sem tratamento de esgoto na natureza. 

Em relação ao abastecimento de água para a população, mais de 7,5 milhões não têm acesso ao recurso hídrico. A região perde 38% da água potável produzida nos sistemas de distribuição, ou seja, todo esse volume não chega de forma oficial para os habitantes. A falta de serviços de saneamento prejudica a região e o Sudeste registrou mais de 20 mil internações por enfermidades associadas à falta de saneamento, resultando em 397 óbitos por essas doenças. A região teve despesas de mais de R$ 11 milhões devido às internações por doenças de veiculação hídrica.

Com as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, todas as localidades do país devem atender 99% da população com acesso à água e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033, a Região Sudeste precisará investir ainda mais em políticas públicas voltadas para a melhoria do saneamento.