S&P começa a avaliar preços diariamente

17/07/2021
Apesar dos créditos de carbono existirem há mais de duas décadas, ainda há potencial para um crescimento dinâmico em 2022.

A S&P Global Platts, fornecedora independente de informações, análises e preços de referência para os mercados de commodities e energia, começou a publicar avaliações diárias de preços de crédito de carbono. Os preços refletem Projetos Baseados na Natureza (Nature-Based Carbon Credit Projects) e Crédito de Carbono para Dispositivos Domésticos (Household Device Carbon Credit Projects). 

Segundo a S&P, apesar dos créditos de carbono existirem há mais de duas décadas, ainda há potencial para um crescimento dinâmico em 2022, liderado por setores de energia difíceis de descarbonizar, particularmente na Europa, EUA, Cingapura, China e Austrália e cada vez mais no Brasil e na América Latina. “A liquidez nos mercados de crédito de carbono associados continuou a crescer e essas novas avaliações da Platts de Projetos de Crédito de Carbono Baseados na Natureza e Projetos de Crédito de Carbono para Dispositivos Domésticos trazem transparência adicional para preços do carbono e atividade de comércio de carbono”, afirma Paula VanLaningham, Chefe Global de Precificação de Carbono da S&P Global Platts. 

Paula diz ainda que não há um interesse crescente em créditos baseados na natureza, mas que, no futuro, espera-se uma mudança crescente em direção a créditos que realmente representam uma remoção de gases de efeito estufa da atmosfera. A avaliação de carbono da Platts Household Devices é a primeira avaliação voluntária de crédito de carbono a capturar o papel crítico que os co-benefícios padrões do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável desempenham nos mercados de crédito de carbono. 

A Platts define projetos baseados na natureza como Florestas e Uso da Terra, incluindo projetos que evitam o desmatamento, florestamento, reflorestamento, projetos de plantio direto, sequestro de solo, manejo e/ou restauração de pântanos e redução de metano da pecuária. Já a avaliação de crédito de carbono de dispositivos domésticos da Platts reflete os créditos de carbono emitidos por projetos de dispositivos caseiros que levam a uma maior eficiência energética para comunidades individuais, incluindo projetos de fogões limpos, acesso a água limpa e projetos de eficiência energética de edifícios aprimorados.