Solução impulsiona economia circular

22/03/2022
Ferramenta permite integrar o ecodesign em seus futuros produtos e processos, antes que haja qualquer impacto ambiental no mundo real.

Para minimizar os impactos ambientais de produtos e processos ao longo de todo seu ciclo de vida, a Dassault Systèmes desenvolveu e está lançando no mercado a solução “Sustainable Innovation Intelligence”. Completamente incorporada à plataforma 3DEXPERIENCE e abrangendo toda a cadeia de valor, a solução baseada em Nuvem integra, de forma exclusiva, o banco de dados ecoinvent sobre os impactos de mais de 18.000 processos industriais e agrícolas, em design virtual, desenvolvimento de produtos, engenharia de manufatura, operações e logística.

“Construir coletivamente uma economia sustentável requer transformar o processo de inovação sustentável, desde a extração de matérias-primas até a utilização, reutilização e reciclagem”, diz Florence Verzelen, Vice-Presidente Executiva de Indústria, Marketing e Sustentabilidade da Dassault Systèmes. 

Ela lembra que muitas empresas estão trabalhando para reduzir as emissões de acordo com a ciência climática e que pretendem desenvolver mais modelos de negócios circulares até 2030, redesenhando suas linhas de produtos e sistemas de manufatura – “no entanto, a maioria das soluções de negócios disponíveis no mercado atualmente ainda continuam focadas em medir a pegada da economia do passado, retroativamente. Para impulsionar a inovação sustentável disruptiva, as empresas precisam integrar os princípios do ecodesign no pensamento preventivo (upstream thinking) sobre seus futuros produtos e processos, antes que haja qualquer impacto ambiental no mundo real. Os universos virtuais oferecem esta oportunidade”. 

Ao combinar dados de Life Cycle Assessment (Avaliação de Ciclo de Vida) com tecnologias de Gêmeos Virtuais (Virtual Twins), a nova solução estabelece requisitos de sustentabilidade desde o início, conduzindo-os de forma colaborativa ao longo das fases de design, desenvolvimento de produto e engenharia de manufatura. Ou seja, a ferramenta integra o fornecimento de materiais, projeto, manufatura, operações, logística, vendas, marketing e gerenciamento do fim de vida, fornecendo percepções em tempo real que permitem que as equipes identifiquem problemas ou melhorias virtualmente, antes de agirem sobre eles, e garantam a rastreabilidade e a confiabilidade.