São Paulo é a melhor avaliada pelo Trata Brasil

22/03/2023
Dos 100 municípios mais bem posicionados, o estado de São Paulo aparece com a capital e várias outras cidades

Segundo o estudo Ranking de Saneamento 2023, do Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados, as cem maiores cidades brasileiras perdem, em média, 36% de água tratada, enquanto o índice nacional é de 40%. Apenas 35 possuem 100% de serviços universalizados em atendimento à água. O documento analisa os indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do país, que concentram aproximadamente 40% da população brasileira, e faz um ranking com base nos serviços oferecidos e em indicadores de eficiência.

Dos 100 municípios mais bem posicionados, o estado de São Paulo aparece com a capital e as cidades de Guarulhos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Osasco, São José do Rio Preto, Santos, Diadema, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, Franca, Taubaté, Suzano e Taboão da Serra. Já o Índice de Atendimento Urbano, indicador que mostra qual a porcentagem da população urbana do município é atendida com abastecimento de água, dos cem municípios paulistas, 51 possuem 100% de atendimento urbano de água, ou seja, possuem serviços universalizados em atendimento de água. As cidades do estado de São Paulo mais bem posicionadas são: São Paulo, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Santos, Diadema, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, Franca, Taubaté, Suzano e Taboão da Serra.

No que se refere à coleta de esgoto do município, utilizou-se o IN056 -- Índice de Atendimento Total de Esgoto. Que se refere à porcentagem da população total do município tem esgoto coletado. Um total de dez municípios da amostra possuem 100% de coleta de esgoto, enquanto outros 28 municípios possuem índice de coleta superior ou igual a 90% e, portanto, podem também ser considerados universalizados de acordo com a legislação. Observa-se que mais de 2 /3 dos municípios (68) investem menos de 30% do valor arrecadado em saneamento. Somente nove municípios investem mais de 60% de sua arrecadação em saneamento. Santo André é o município que mais investe em saneamento.