Sabesp obtém Selo Verde por reciclagem

06/07/2021
Empresa recicla resíduos de asfalto, guias, sarjetas e concretos, e os transforma em material de melhor qualidade que o original

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) obteve o Selo Verde do Instituto Chico Mendes como reconhecimento pela iniciativa de implantação do Centro Ecológico de Reciclagem de Pavimentos, na Vila Leopoldina, zona Oeste da capital paulista.

O anúncio, feito virtualmente, contou com a participação do superintendente da Unidade de Negócio Oeste da Sabesp, Aurélio Fiorindo Filho, e do presidente-fundador do Instituto Chico Mendes, Vito Passera Milano. Implantado na Marginal Tietê, ao lado do Parque Orlando Villas-Boas, o Centro Ecológico de Reciclagem de Pavimentos recicla resíduos de asfalto, guias, sarjetas e concretos, e os transforma em material de melhor qualidade que o original, denominado Resíduo de Construção Civil Espumado, o qual será utilizado na recomposição das valas após serviços da Sabesp. 

“Acho fantástico porque, sempre que se fala em reciclagem, as pessoas pensam em algo talvez pior ou não tão bom quanto o novo. E nós estamos mostrando que é melhor do que asfalto novo”, diz Aurélio Fiorindo Filho. Um dos destaques da tecnologia importada da Alemanha é o fato desta reciclagem fornecer produto melhor que o material primário. O superintendente da Sabesp destacou ainda a proximidade em relação às obras no município como forma de melhorar a logística e reduzir a emissão de carbono. “A gente conseguiu colocar o centro de reciclagem na área que mais consome material, que é dentro de São Paulo. Com isso, a gente consegue reduzir a emissão de carbono, pois o número de caminhões usados para transporte de detritos vai cair muito”. 

O presidente-fundador do Instituto Chico Mendes, Vito Milani, elogiou a iniciativa da Sabesp e mostrou a importância do Selo Verde como forma de ser uma referência em sustentabilidade. “Considero o selo uma bandeira que, quando cai na mão de pessoas engajadas como é esse caso, pode ser o início de uma cruzada rumo a um mundo melhor. Façam uso desse selo. Nós, do Instituto, estaremos à disposição no que for possível para assessorar e contribuir para que essas metas sejam obtidas o mais rápido possível”.