A riqueza da Serra do Espinhaço mostrada em livro

22/09/2021
A Serra do Espinhaço une Xique-Xique, no sertão da Bahia, ao município mineiro de Ouro Branco, no Quadrilátero Ferrífero.

A Anglo American, em parceria com a produção executiva da NITRO Histórias Visuais e produção técnica da Agroflor Engenharia e Meio Ambiente, acaba de lançar o livro “Biodiversidade no Espinhaço Meridional – Biomas e Áreas Protegidas”, que aborda a Serra do Espinhaço, uma cadeia de montanhas e vales que une Xique-Xique, no sertão da Bahia, ao município mineiro de Ouro Branco, no Quadrilátero Ferrífero, e que tem 1.200 km e 2,5 bilhões de anos de idade. 

Com a publicação, a Anglo American comemora a preservação de 15.000 hectares de Mata Atlântica, além da recuperação de áreas ocorrida após a chegada da empresa na região. As áreas preservadas protegem uma biodiversidade única, relacionada à transição entre Mata Atlântica e Cerrado, incluindo a proteção de mais de 30 espécies de flora e dez espécies de fauna ameaçadas. O total de áreas protegidas equivale a mais de seis vezes a área do empreendimento minerário em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, na porção Central de Minas Gerais. "A exuberância e a complexidade da natureza no Espinhaço Meridional, seus microclimas e sua diversidade de solo, altitude, vegetação e disponibilidade de água permitem endemismos e biodiversidade surpreendentes. Por isso, a produção desse livro foi um grande e complexo desafio", observa o diretor Técnico de Projetos e Sustentabilidade da Anglo American no Brasil, Aldo Souza.

O livro reúne textos e fotos que apresentam a biodiversidade do Espinhaço Meridional, além de conter informações gerais desse patrimônio natural, passando por seus biomas, até chegar às áreas protegidas pela Anglo American na Serra do Espinhaço, região onde a empresa opera seu empreendimento Minas-Rio, assim como aborda as principais espécies da flora e da fauna protegidas na região. A Anglo American teve a parceria da comunidade local inserida nesse universo. Moradores de Conceição do Mato Dentro, um dos municípios que abrigam o Minas-Rio, que adotam práticas essenciais para a preservação da biodiversidade local, contaram suas experiências. "Falar de sustentabilidade é também falar de desenvolvimento humano. Moradores locais são atores fundamentais para o sucesso da gestão de áreas de preservação ambiental e contribuíram muito para a realização desse trabalho", explica Ivan Simões, diretor de Assuntos Corporativos da Anglo American.

O presidente da Anglo American no Brasil, Wilfred Bruijn, disse que o trabalho desenvolvido mostra o compromisso da mineradora com as responsabilidades da empresa na região. "Este livro é o registro do grande respeito, cuidado e interesse da Anglo American pelas pessoas, pelas paisagens e pelas histórias encontradas na Serra do Espinhaço. E de como as próximas gerações vão se beneficiar desse trabalho dedicado", afirma. O evento de lançamento do livro e das discussões sobre o tema teve a presença do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, da secretária de Meio Ambiente de Minas Gerais, Marília Melo; o prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando; o superintendente do Ibama de Minas Gerais, Ênio Brandão; o deputado Estadual Noraldino Júnior; e o secretário Executivo do Iclei América do Sul, Rodrigo Perpétuo.