Prolata coleta 535 toneladas de latas pós-consumo

24/01/2022
Além do recebimento de latas de aço pós consumo, a Prolata apoia cooperativas parceiras.

Associação sem fins lucrativos criada pela Abeaço - Associação Brasileira de Embalagem de Aço, a Prolata coletou 535 mil kg de latas de aço pós-consumo na Baixada Santista para o reaproveitamento e destinação correta em 2021.  A Prolata encerrou o último ano com 55 pontos parceiros (lojas de varejo de tintas e construção, localizadas nos municípios de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe); 2 entrepostos parceiros localizados nos municípios Itanhaém e São Vicente e 5 cooperativas de catadores parceiras nos municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Santos e São Vicente.

Além do recebimento de latas de aço pós consumo, a Prolata apoia cooperativas parceiras. Cristine Fulchini, coordenadora de cooperativas Prolata, afirma que o apoio vai desde a regularização das cooperativas, passando pela doação de EPIs (equipamentos de proteção individual) a suporte para a adequação de layout produtivo. “A cooperativa ABC Marbas, de Cubatão, recebeu a intervenção de Kaizen, melhorando os fluxos de produção”, complementa Cristine.

Thais Fagury, presidente de Abeaço e diretora da Prolata, diz que “fortalecer o sistema de logística reversa na região litorânea é um trabalho constante e, com o apoio dos nossos parceiros e do Ministério Público local, através do núcleo GAEMA da Baixada Santista na figura da promotora de justiça Dra. Almachia Zwarg Acerbi. Desde o início da operação do Prolata na Baixada Santista, em 2019, foram coletadas, ao todo, 942 toneladas de latas de aço pós-consumo.