Projeto social da Mosaic Fertilizantes na Bahia

01/12/2021

Com aporte anual de R$ 1,5 milhão, o programa Village, do Instituto Mosaic em parceria com The Mosaic Company Foundation auxilia pequenos produtores e suas de famílias de Barreiras (BA). No primeiro ano do projeto, 17 famílias impactadas aumentaram sua renda em 230%, como resultado de todo o trabalho de gestão e acompanhamento técnico diário das lavouras para produção de alimentos de forma sustentável e consciente. Para o segundo ano do programa, mais famílias das principais comunidades já estão em fase de seleção. E para 2022, há estudo para uma nova localidade. 

O investimento no projeto está alinhado com o compromisso da Mosaic Fertilizantes, mantenedora do Instituto Mosaic, em ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento mútuo e sustentável das comunidades. “Esse é o legado que queremos deixar para as gerações futuras. Por meio do Village, estamos olhando individualmente para cada família, nutrindo a terra desses pequenos agricultores, investindo em educação, colaborando com a gestão de recursos hídricos, permitindo assim que seja criado um novo ciclo de empoderamento desses pequenos agricultores e prosperidade nessas propriedades”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Mosaic, Arthur Liacre, que também é vice-presidente de Assuntos Corporativos, Estratégia e Sustentabilidade da Mosaic Fertilizantes. 

Além dos ganhos financeiros e de produtividade, o projeto Village busca estimular a diversificação de cultivos; oferecer acesso à água, por meio da implantação de cisternas ou adequação do sistema de irrigação para um melhor abastecimento e disponibilidade de água; e fortalecer a educação no campo. “O trabalho da Mosaic Fertilizantes na transformação da produtividade do campo também se amplia para mobilizar, apoiar e transformar a realidade dos pequenos produtores. É o alimento como fator de desenvolvimento nutricional e social. E o Village vem fazendo uma revolução no apoio aos pequenos agricultores com assistência técnica rural e geração de riqueza no campo”, explica o diretor-executivo do Instituto Mosaic, Paulo Eduardo Batista.