Projeto australiano quer medir potencial de ‘carbono azul’

30/08/2021
Objetivo é medir e quantificar o potencial de redução de emissões líquidas de manguezais, ervas marinhas e pântanos marinhos no país.

A BHP e a agência científica australiana CSIRO vão desenvolver em conjunto um programa de pesquisa de US$ 3,3 bilhões com o objetivo de medir e quantificar o potencial de redução de emissões líquidas de manguezais, ervas marinhas e pântanos marinhos no país. O programa também quantificará o valor de outros benefícios que esses ecossistemas fornecem para a proteção costeira, pesca e biodiversidade. 

Os chamados ecossistemas de ‘carbono azul’ retêm carbono em taxas mais rápidas do que a maioria dos ecossistemas terrestres. “Junto com sua capacidade de absorver grandes quantidades de dióxido de carbono, os ecossistemas de ‘carbono azul’ podem reduzir o impacto de ondas e tempestades e fornecer habitat importante para muitas espécies de plantas e animais, incluindo alguns que suportam pescarias recreativas e comerciais importantes”, disse o cientista pesquisador da CSIRO e co-líder do projeto, Dr. Andy Steven. O projeto tem duração de 30 meses e aproveitará o conhecimento existente sobre quanto carbono é armazenado nesses ecossistemas e as taxas em que é sequestrado, bem como tecnologia de observação da Terra baseada em satélite e modelagem de computador para estimar seu potencial de redução de emissões líquidas. 

O projeto terá como base a ciência do ‘carbono azul’ da Austrália, reunindo pesquisadores do CSIRO e universidades australianas para aplicar sua experiência combinada em dois fluxos relacionados em escala nacional. O primeiro fluxo estimará o potencial de redução de carbono dos métodos de ‘carbono azul’ que podem ser implementados por meio do Fundo de Redução de Emissões da Austrália. A segunda corrente desenvolverá ciência para sustentar formas de quantificar os benefícios adicionais que resultam da pesca, da biodiversidade e da redução de riscos costeiros. “Às vezes, a receita das compensações de carbono não é suficiente para financiar totalmente a restauração. Demonstrar os benefícios adicionais que esses projetos trazem pode aumentar seu valor, ajudando-os a se tornarem financeiramente viáveis. Isso pode fazer a diferença entre o andamento de um projeto ou não”, disse o cientista pesquisador do CSIRO, Dr. Mat Vanderklift. 

O projeto tem co-investimento do CSIRO e tornará suas informações e ferramentas disponíveis publicamente para investidores, desenvolvedores de projetos e comunidades. O chefe de Resiliência Climática da BHP, Holly Buschman, disse que o projeto foi um exemplo positivo de uma parceria entre ciência e indústria trabalhando para gerar bons resultados de pesquisa para o público. “Nosso objetivo final é permitir a restauração e proteção dos ecossistemas costeiros da Austrália”, disse Buschman.