Projesan assina acordo com o Trata Brasil

25/06/2023
São iniciativas e projetos que permitam levar tratamento de água e esgoto para toda população brasileira.

A Projesan Water & Co®, empresa especializada no tratamento de água no segmento B2B, firmou compromisso com o Instituto Trata Brasil para apoiar a associação no desenvolvimento de iniciativas e projetos que permitam levar tratamento de água e esgoto para toda população brasileira. "Queremos participar da mudança dessa realidade e para isso, precisamos unir esforços com o poder público, privado e a sociedade em prol do acesso à água de qualidade e, dessa forma, contribuir para melhorar a qualidade de vida da população e preservação do meio ambiente", comenta da Projesan, Pedro Francisco. O Marco Legal do Saneamento prevê que 99% da população precisa ter acesso ao abastecimento de água potável até 2033. Hoje cerca de 33 milhões de brasileiros vivem sem acesso à água tratada. 

A presidente-executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Siewert Pretto, diz que a indústria química é fundamental no tratamento de água, bem como no acesso ao saneamento básico. "A chegada da Projesan nos permitirá intensificar os nossos estudos e o compartilhamento de conhecimento sobre os indicadores do saneamento básico no Brasil. A indústria química é o meio para levar segurança, qualidade e água potável, e proporcionar o acesso a esse recurso é o caminho para melhorar a saúde da população", ressaltou Luana.

Criado em 2006, o Trata Brasil conta hoje com 20 empresas associadas e uma equipe de especialistas que atua no levantamento de informações e correlacionam dados públicos sobre o impacto da falta de acesso ao saneamento básico na saúde e na economia do país.  O instituto realiza estudos periódicos e disponibiliza um portal com o painel do saneamento do Brasil, com os indicadores de saneamento em cada região. A Projesan atua no setor de tratamento de água, papel e celulose e outras indústrias que tratam água em grande escala, entre elas estão a Sanepar e Aegea Saneamento. Com sede em Santa Catarina (SC), possui escritório em São Paulo e duas unidades fabris localizadas nas cidades de Gaspar (SC) e Capivari (SP), além de mais de 140 colaboradores, dois laboratórios de P&D e uma área logística.