A primeira planta de carbonato de sódio neutra em carbono no mundo

03/01/2024
A instalação de última geração deve se tornar um modelo líder do setor para a produção de carbonato de sódio em escala global

A Solvay firmou parceria com a ENOWA, companhia de energia e água, para construção da primeira instalação de produção de carbonato de sódio (soda ash) neutra em carbono do mundo em NEOM, na Arábia Saudita.

Enquanto aguardam os resultados de um estudo de viabilidade aprofundado e as aprovações regulatórias habituais, as duas empresas planejam iniciar a operação desta unidade industrial inovadora até 2030.

A instalação de última geração deve se tornar um modelo líder do setor para a produção de carbonato de sódio em escala global e servirá como um componente vital na estratégia de Sustentabilidade da Água da ENOWA, refletindo o compromisso do complexo futurista de NEOM em desenvolver um sistema de gestão de água com descarga zero de efluentes.

Estrategicamente localizada ao largo da costa do Mar Vermelho para apoiar o acesso aos mercados em todo o Oriente Médio, África e Sudeste Asiático, a central de energia renovável converterá a salmoura da água do mar em carbonato de sódio e integrará o processo e.Solvay desenvolvido para obtenção do produto neutro em carbono. 

O carbonato de sódio é um componente vital na fabricação de vidro, por reduzir a temperatura de fusão da areia, o principal ingrediente utilizado na formulação do vidro, reduzindo significativamente o consumo de energia e as emissões de CO2 relacionadas. Como resultado, a fabricação de vidro representa hoje mais de 50% da produção total mundial de carbonato de sódio. O produto também tem larga utilização por parte dos fabricantes de sabões e detergentes, além de ser empregado em diferentes aplicações industriais. 

A nova instalação deve iniciar produção com uma capacidade nominal de 500 mil toneladas de carbonato de sódio até 2030, aumentando gradualmente para 1,5 milhão de toneladas até 2035, com a adição potencial da produção.

No início de 2023, o processo de produção piloto da e.Solvay em carbonato de sódio iniciou operações na Europa. Projetado para avaliar a viabilidade de uma tecnologia de produção de carbonato de sódio mais sustentável e competitiva, o projeto piloto produziu resultados positivos, apresentando potencial para baixas emissões, redução do consumo de recursos e energia, além da remoção completa de resíduos de calcário.

A próxima fase piloto de dois anos preparará o terreno para a produção em escala industrial começar na segunda metade desta década, alinhando-se com o cronograma de implementação do empreendimento futurista NEOM. 

“NEOM é uma oportunidade fantástica para a Solvay participar na construção desta região do futuro. A planta de carbonato de sódio em NEOM será a primeira do gênero, uma vez que adota o novo processo e.Solvay para atingir a neutralidade de carbono", disse Philippe Kehren, CEO da Solvay.

"Esta nova planta reforçará a posição de liderança global da Solvay nessa cadeia produtiva, garantindo um ambiente sustentável e fornecimento de carbonato de sódio neutro em carbono aos nossos clientes. Este esforço alinha-se perfeitamente às nossas ambições de sustentabilidade e complementa a nossa rede única de ativos industriais em todo o mundo”, acrescentou Kehren. 

Gavin van Tonder, Diretor Geral de Água da ENOWA, disse que "com esta parceria, a NEOM está preparada para se tornar um modelo global para o desenvolvimento sustentável através do seu investimento na gestão responsável dos recursos hídricos. A nossa visão abrange mais do que apenas criar uma região econômica próspera; é sobre a construção de um modelo que capacite as comunidades a coexistirem de forma sustentável com o meio ambiente. Estamos entusiasmados por trabalhar com parceiros que compartilham a mesma ambição”, adicionou.

 

Complexo futurista

 

NEOM é um projeto inovador e sustentável que está sendo construído no noroeste da Arábia Saudita. Sendo um complexo empreendimento de engenharia, o NEOM operará com energia 100% renovável e está redesenhando o desenvolvimento local para oferecer uma solução sustentável ao crescimento populacional e à rápida urbanização das populações. 

A região protegerá 95% da sua área terrestre e marítima dentro de uma reserva natural, sendo o restante composto por cidades interligadas, um porto de última geração, destinos turísticos e centros de pesquisa e inovação, entre outros ativos. A ENOWA está utilizando um design circular e investindo em tecnologias inovadoras para concretizar a implantação do complexo futurista NEOM.