PETRONAS mantém parceria e consegue reduzir emissões

19/08/2023
Ao lado da startup ReciclaClub, a iniciativa ‘Educação e Conscientização Ambiental’ reduziu em mais de 1.900kg as emissões da planta de Contagem (MG)

A PETRONAS Lubrificantes Brasil, marca referência em lubrificantes e fluidos para motores, desenvolve diversas iniciativas ambientais ao lado da startup ReciclaClub. Uma delas é a ‘Educação e Conscientização Ambiental’, presente em todas as operações da companhia. O objetivo é promover a redução do impacto de resíduos e consolidar a responsabilidade socioambiental da empresa.

As iniciativas implementadas pela PETRONAS em 2022 culminou com a redução de mais de 1.900 kg em emissões de CO2 de sua fábrica em Contagem (MG). Uma das ações foi a reutilização do liner adesivo, empregado na rotulação dos produtos, que passou a ser transformando em novos papéis toalha para utilização internamente na planta. “Reaproveitamos 84 toneladas de resíduos por ano e deixamos de emitir 819 kg de CO2 por ano. Também eliminamos os recipientes plásticos e distribuímos garrafas térmicas e copos reutilizáveis para uso dos colaboradores", comenta Sérgio Masid, Gerente Saúde, Segurança, Meio ambiente Qualidade.

A PETRONAS também tem promovido treinamentos e capacitações sobre temas relacionados à sustentabilidade, incentivando a conscientização e o engajamento de todas as áreas. "Estamos comprometidos em continuar investindo em soluções sustentáveis que contribuam para um futuro mais limpo e saudável. Acreditamos que a preservação do meio ambiente é uma das tarefas mais urgentes da sociedade, o que envolve diretamente ações efetivas por parte da iniciativa privada", afirma Masid. 

Em junho deste ano, a PETROBRAS Lubrificantes Brasil ganhou o prêmio EMBANEWS na categoria “Sustentabilidade”, devido ao rótulo Bombona de 20L. A Bombona é uma embalagem desenvolvida pelo parceiro, Logoplaste, que é 14% mais leve em comparação à especificação anterior. Além disso, o material se tornou uma das embalagens mais leves quando comparado com produtos similares no mercado nacional. Promovido pela revista EMBANEWS e pela Newgen Comunicação, com e organização do pelo IBEM - Instituto Brasileiro de Embalagem - o prêmio tem a chancela da WPO (World Packaging Organisation). O prêmio visa reconhecer os melhores trabalhos na área de embalagem, promovendo a interação entre os profissionais de desenvolvimento, a cadeia produtiva e a indústria usuária.