Pesquisa sobre anfíbios em reserva da CBA

16/11/2021
No Cerrado existem aproximadamente 300 espécies de anuros e na amostragem realizada no Legado Verdes do Cerrado foram catalogadas 25.

Uma equipe de cientistas da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou a pesquisa "Biodiversidade de Anfíbios Anuros" e catalogou 25 espécies no Legado Verdes do Cerrado, Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável de propriedade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). O estudo será referência para conhecer as espécies que habitam a região e para o estabelecimento de estratégias de conservação do Cerrado. O trabalho ajudará a preencher a lacuna de conhecimento a respeito destes animais no bioma e suas respostas às alterações ambientais.

O gerente de Operações do Legado Verdes do Cerrado, Marco Túlio Xavier Lanza, comentou que as pesquisas científicas realizadas dentro da Reserva geram e disseminam conhecimento que é um dos principais produtos do Legado, além de orientar a estratégia de múltiplos usos do território e da conservação do bioma Cerrado. "Os anuros, por exemplo, são ótimos bioindicadores, sendo altamente sensíveis à qualidade do meio ambiente, da água e do ar. São extremamente importantes na prestação de serviços ambientais, principalmente no que tange ao controle de insetos que transmitem doenças, além da manutenção dos ecossistemas aquáticos", ressaltou. Para realizar a pesquisa, o grupo de cientistas determinou sete pontos de coleta de campo no território do Legado Verdes do Cerrado, selecionados com base na preferência de habitat das espécies, entre eles locais próximos a rios, nascentes ou formações rochosas com presença de água.

Nas visitas realizadas à Reserva, os pesquisadores identificaram espécies como: rãzinha, perereca-da-mata, perereca-macaco, sapo-cururu e perereca-de-banheiro, além de espécies endêmicas do bioma como a rã-quatro-olhos, conhecida por possuir um par de ocelos na região posterior do corpo, como se fosse dois olhos a mais, para se defender dos predadores. "No Cerrado existem aproximadamente 300 espécies de anuros e na amostragem realizada no Legado Verdes do Cerrado foram catalogadas 25, o que corresponde a 8% do total presente no bioma. É um resultado que consideramos bastante expressivo, porque a amostragem foi feita em área relativamente pequena no Cerrado", explica o coordenador da pesquisa, Rogério Pereira Bastos, professor titular do Departamento de Ecologia, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Os resultados da pesquisa estão sendo descritos em um inventário que irá integrar a pesquisa científica "Biodiversidade, Endemismo e Conservação na Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável Legado Verdes do Cerrado", coordenada pelo professor Marcos José da Silva, que também atua no Instituto de Ciências Biológicas da UFG.