Personagens e história do saneamento no Brasil

20/09/2022
A publicação retrata a evolução do saneamento básico no Brasil e suas consequências para as cidades e a população

O Grupo Tigre lançou, durante a Fenasan 2022, o livro “Cultura e Saúde: Personagens e Histórias do Saneamento no Brasil”, promovido pela Bela Vista Cultural, com apoio do ICRH, braço social da Tigre. 

A publicação retrata a evolução do saneamento básico no Brasil e suas consequências para as cidades e a população, além de difundir informações sobre personalidades e histórias fundamentais nesta trajetória. Na introdução, a obra tem o objetivo de conduzir o leitor ao universo do saneamento, apresentando informações sobre a história do Saneamento Básico no Mundo e ao longo da história, bem como as primeiras soluções urbanísticas para o abastecimento de água, os cuidados com a higiene e a eliminação de resíduos, além das descobertas da ciência e a adoção de medidas de higiene que minimizaram os riscos durante as pandemias mundiais.

A linha editorial do projeto aborda o saneamento em diferentes períodos: do Brasil Colônia, passando pelo Brasil Império e ao longo do século XX, até os dias atuais. Antes disso, como uma espécie de um resgate histórico, a obra apresenta o tema na Ásia/Oriente Médio, Egito, Grécia, Império Romano, Europa, América Central e Andina, entre outros contextos. Entre os principais personagens brasileiros ligados ao tema estão o engenheiro sanitarista Saturnino de Brito, considerado o pioneiro da Engenharia Sanitária e Ambiental no Brasil pelos estudos de saneamento básico e urbanismo em mais de 50 cidades do país. Além de Saturnino, o livro aborda o médico epidemiologista, bacteriologista e sanitarista Oswaldo Cruz, que estudou moléstias tropicais e de medicina experimental no Brasil, e tem grande importância no contexto da saúde pública e projeção internacional, por meio da Fundação Oswaldo Cruz. E, finalmente, o livro narra também o trabalho do sanitarista Emílio Ribas, que foi o primeiro médico a combater o mosquito transmissor da febre amarela, o Aedes aegypti

O livro traz ainda exemplos e aborda o impacto do saneamento de uma forma geral, o abastecimento de água, o esgoto sanitário, os resíduos sólidos, o manejo de águas pluviais e tecnologias inovadoras empregada em cidades como Londrina (PR), Campo Grande (MS), Limeira (SP), Uberaba (MG) e São Paulo (SP). 

A obra trata ainda do impacto do saneamento básico e questões como os cuidados coletivos com a saúde na sociedade e a representação simbólica em diferentes universos culturais, tais como as artes plásticas e visuais, além de orientações relacionadas ao bem-viver para o leitor e sua família, com dicas de higiene, reciclagem, alimentação e esclarecimentos sobre os impactos sociais causados pela falta de saneamento. Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo Tigre e apoio do Instituto Trata Brasil, o projeto cultural transmídia inclui o lançamento de um livro e a realização de ações educacionais junto a instituições de ensino públicas e entidades culturais.

Com textos redigidos pelo jornalista Fernando Leite e revisados pelo pesquisador Alceu Galvão, engenheiro civil e doutor em saúde pública, a obra poderá ser adquirida em meados de setembro por meio da loja online da editora: https://www.belavistacultural.com.br/loja, https://www.instagram.com/belavistacultural/ e https://www.belavistacultural.com.br