Opersan investe R$ 5 milhões em projeto

20/12/2022
O projeto abrangeu todo o desenvolvimento técnico para implantação de um sistema pioneiro para esta indústria, que envolveu o tratamento dos efluentes industriais.

O Grupo Opersan implantou e operou o projeto de reuso e gestão hídrica na Crown Packaging, fabricante de latas de alumínio com fábrica localizada em Cabreúva (SP). O projeto abrangeu todo o desenvolvimento técnico para implantação de um sistema pioneiro para esta indústria, que envolveu o tratamento dos efluentes industriais gerados pelos processos produtivos e produção de água de reuso, para aplicação nos mesmos processos de produção. 

A planta da Crown Packaging produz cerca de três bilhões de latas de alumínio por ano e, para essa fabricação, o consumo de água industrial é de aproximadamente 290 mil m³/ano. Toda a água industrial utilizada pela unidade antes da implantação desse sistema de reuso pela Opersan era oriunda de poços profundos e/ou concessionária pública. “A indústria sempre busca reduções de custos e uso de recursos naturais em suas linhas de produção. O reuso de água nesta conta pode representar até 30%. O restante da demanda é oriunda, prioritariamente, dos poços profundos”, disse Diogo Taranto, diretor de desenvolvimento de negócios na Opersan. 

A Opersan investiu mais de R$ 5 milhões para a construção dos sistemas e ainda assume mensalmente todos os custos operacionais e de manutenção para prestação dos serviços.

Os efluentes industriais passam por tratamento em um processo físico-químico convencional composto de coagulação, floculação, decantação e filtração final. Posteriormente, são encaminhados para o novo Sistema - MBR implantado pela Opersan que possui como principal processo uma tecnologia avançada de tratamento através de membranas de ultrafiltração, que permite que o tratado oriundo deste sistema seja encaminhado para a unidade produtora de agua de reuso. O sistema MBR ocupa uma área de aproximadamente 450m². A vazão média de tratamento é de 22 m³/h.

O efluente tratado oriundo do MBR é armazenado e encaminhado para o processo terciário de produção de água de reuso ou água industrial por meio da aplicação de outra tecnologia de membranas denominada Osmose Reversa. Na eventualidade de não haver demanda para a água de reuso em algum momento específico da vigência do projeto, a água tratada pode ser descartada em corpo receptor, atendendo integralmente às exigências ambientais requeridas por este cliente em sua licença de operação.

O projeto aplicado na unidade da Crown Packaging atende aos requisitos de licença requeridos pelos órgãos ambientais, pelas economias nos custos de produção, relevante ação social e ganho de imagem empresarial. Além disso, o projeto de reuso realiza tratamento integral de todos os contaminantes gerados pelos processos produtivos do cliente; reduz o consumo do recurso natural e do descarte de efluentes em corpo receptor; atende aos restritivos padrões de descarte, quando por ventura o reuso não é aplicado e minimiza os resíduos gerados pelo uso de tecnologias avançadas.