Obra trata da escassez de água no século

18/08/2016
Apesar de historicamente ser considerado um recurso infinito, o livro aborda a falta de água em diversas regiões no mundo.

A urbanista e especialista em recursos hídricos Marussia Whately e a jornalista Maura Campanili estão lançando o livro “O Século da Escassez. Uma nova cultura de cuidado com a água: impasses e desafios”

Apesar de historicamente ser considerado um recurso infinito, o livro aborda a falta de água em diversas regiões no mundo, seja pelo uso indevido, desperdício, degradação das nascentes, distribuição irregular e políticas mal executadas. O livro faz parte da Coleção Agenda Brasileira, do selo Claro Enigma, da Companhia das Letras, e conta com prefácio do biólogo e presidente do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) João Paulo Capobianco.

“O século da escassez” apresenta os principais conceitos a respeito desse tema, traz dados estatísticos com foco no território brasileiro e aponta possíveis caminhos para evitar o colapso no abastecimento. Mais do que promover o uso consciente da água, é preciso repensar o modo de vida do homem moderno e buscar alternativas inovadoras para proteger esse recurso essencial para a nossa sobrevivência, por meio de “uma nova cultura de cuidado com a água”. Um dos indícios de que o Brasil ainda não se deu conta da complexidade do problema é o jargão “crise da água”. Por definição, crises são períodos de exceção dentro da normalidade. O que vemos, no entanto, é um cenário de difícil reversão: boa parte dos rios está poluída; a indústria, a agricultura e as cidades consomem enormes quantidades de água; e conflitos políticos e comerciais aumentam cada vez mais à medida que a água se torna um bem raro.