Nexa testa bio-óleo na unidade em Três Marias

09/10/2021
O bio-óleo foi desenvolvido com biomassa de eucalipto transformado em óleo combustível via degradação térmica ou pirolise rápida.

A Nexa Resources desenvolve projeto em fase de testes para avaliar o bio-óleo como substituto de combustíveis fosseis na unidade em Três Marias (MG). O objetivo da companhia é gerar ganhos ambientais, investir em inovação, além de poder reduzir os custos com energia. O projeto está alinhado ao compromisso da Nexa em implantar metodologias mais sustentáveis e relacionadas à iniciativa ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

O bio-óleo foi desenvolvido especialmente para Nexa por meio de uma pesquisa aplicada e focada em análises e testes industriais, que transformou biomassa de eucalipto em óleo combustível via degradação térmica ou pirolise rápida. Neste processo, podem também ser utilizados resíduos sólidos urbanos e agrícolas. O resultado é o bio-óleo, um combustível que pode ser empregado para gerar calor industrial. “Com essa tecnologia e novo insumo, aumentaremos a participação de renováveis em ambiente industrial e abrimos a possibilidade de utilizarmos o bio-óleo em outras áreas e unidades da Nexa. Com a conclusão do P&D em 2022 ampliaremos o uso para todos os 47 fornos da unidade”, afirma Wagner da Silva Lima, gerente de inovação e energia da Nexa. O objetivo deste projeto é substituir completamente o uso de óleo combustível fóssil por renovável em Três Marias.