Mitsubishi e Siemens estudam soluções

16/06/2021
Na maioria das subestações de energia do mundo, o hexafluoreto de enxofre (SF6) ainda é o gás isolante mais usado nos disjuntores.

A Mitsubishi Electric, empresa especializada na fabricação, comercialização e venda de equipamentos elétricos e eletrônicos, e a Siemens Energy, companhia de soluções para o setor de Energia, assinaram Memorando de Entendimento para desenvolverem em conjunto um estudo de viabilidade de soluções de comutação com potencial de aquecimento global zero, substituindo o gás de efeito estufa em sistemas de alta tensão. 

O projeto tem início com o desenvolvimento de um disjuntor de tanque morto de 245kV, capaz de acelerar a disponibilidade de soluções de comutação de alta tensão que não prejudiquem o clima. As duas empresas continuarão a fabricar, vender e fazer a manutenção de soluções de interruptores independentemente. Na maioria das subestações de energia do mundo, o hexafluoreto de enxofre (SF6) - considerado o gás de efeito estufa mais potente do mundo, já que apresenta um potencial de aquecimento global cerca de 23.500 vezes maior que o CO2, - ainda é o gás isolante mais usado nos disjuntores. Mesmo com um número muito baixo de vazamentos, o impacto no aquecimento global é significativo. A Mitsubishi e a Siemens procuram novas tecnologias que reduzam a emissão de carbono, ao mesmo tempo em que buscam se antecipar aos regulamentos que estão sendo atualizados em relação à proibição do uso de gases fluorados.