Lwart inaugura Centro em coleta em SC

25/07/2022
A coleta e o rerrefino do material contribui diretamente para o crescimento sustentável e evita a contaminação de recursos naturais.

A Lwart Soluções Ambientais instalou um Centro de Coleta autorizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no município de Biguaçu (SC) para ampliar o volume de coleta de óleo lubrificante usado ou contaminado – OLUC - , um resíduo altamente perigoso à saúde e ao meio ambiente, caso seja descartado de forma irregular. 

Os óleos lubrificantes são utilizados principalmente no setor automotivo e em máquinas e equipamentos industriais. Durante o seu uso, os aditivos que compõem o óleo lubrificante se degradam e esse óleo perde suas funções e desempenho, tornando-se óleo lubrificante usado e contaminado. Desta forma, a coleta e o rerrefino do material contribui diretamente para o crescimento sustentável e evita a contaminação de recursos naturais. Para se ter uma noção do quanto o OLUC é nocivo, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. 

O estado de Santa Catarina atualmente coleta 5,1% do total de OLUC do Brasil. Apenas em 2021, foram 28,6 milhões de litros de OLUC coletados e levados para o rerrefino, de acordo com dados do Sistema de Informações de Movimentação de Produtos (SIMP), vinculado à ANP. Entretanto, estima-se que 5,4 milhões de OLUC sejam descartados de forma incorreta. A legislação brasileira determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para a reciclagem, por meio do rerrefino, e proíbe o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins.

O novo Centro de Coleta em Biguaçu, na Grande Florianópolis, contribuirá para aumentar o volume de coleta de OLUC no Estado de Santa Catarina. O projeto da Lwart está localizado no Centro Industrial e Comercial de Biguaçu – CICOBI, e pertence à Lwart Soluções Ambientais. Com esse novo centro de coleta, a empresa aumenta a capilaridade e passa a atender clientes em mais municípios com maior agilidade e flexibilidade. A Lwart possui cinco bases de coleta de OLUC no Sul e a partir da instalação do centro em Biguaçu, à medida que se amplia o volume de coleta de OLUC no estado, estima-se que novos empregos sejam gerados. 

O Brasil coletou mais de 565 milhões de litros de óleo lubrificante usado em diferentes fontes geradoras em 2021, como postos de combustíveis, oficinas, concessionárias e indústrias nos mais variados setores, do agronegócio à mineração. A instalação de novas bases, como a da Lwart, aumenta a capilaridade de coleta de OLUC no Brasil. O óleo coletado passa pelo processo de rerrefino para evitar parte da importação do óleo mineral, garantindo uma economia de divisas ao País da ordem de US$ 300 milhões por ano, uma vez que o Brasil não é autossuficiente na produção de óleos básicos.