Luana Pretto assume presidência

15/02/2022
Formada em Engenharia Civil, a executiva já atuou em diversas frentes do saneamento básico. 

A nova presidente-executiva do Instituto Trata Brasil é Luana Siewert Pretto, que substitui Édison Carlos que ficou à frente do Instituto durante 11 anos. Formada em Engenharia Civil, a executiva já atuou em diversas frentes do saneamento básico. 

Luana já foi Diretora de Relações Institucionais e Governamentais na ASFAMAS (Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento), e trabalhou anteriormente como Diretora na Secretaria do Meio Ambiente da cidade de Joinville (SC), esteve como engenheira concursada na CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), além de ser Diretora Técnica e Presidente na Companhia de Saneamento Básico Águas de Joinville, onde teve a oportunidade de entender os desafios de uma concessionária na implementação do saneamento básico. “É um orgulho ter uma profissional desse calibre chefiando o Instituto e contribuindo para que o ITB seja ainda maior e mais representativo na defesa do acesso universal ao saneamento básico”, disse Édison Carlos. 

Gustavo Siqueira, Presidente do Conselho do Instituto Trata Brasil, disse não ter dúvidas que Luana perpetuará e continuará o belo trabalho realizado no Trata Brasil nos últimos anos em prol da universalização do saneamento brasileiro. 

Junto ao Trata Brasil Luana vê esforços entre diferentes atores do setor como forma de gerar melhorias efetivas para o saneamento, impactando positivamente a saúde da população, a qualidade de vida, a educação, o desenvolvimento econômico, entre outras áreas que são afetadas pela falta de acesso aos serviços de saneamento. “Minha expectativa é dar continuidade a esse brilhante trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil, de ser de um instrumento de promoção do saneamento no Brasil por meio de seus estudos e projetos, levando informação para os mais diferentes atores e para população de uma maneira geral”, explica Luana.

O Brasil busca a universalização do saneamento básico até 2033, como o Novo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal 14.026/2020) propõe. Como Presidente Executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto se soma a outras vozes do país na luta para que todos tenham acesso ao saneamento básico.