Investimento de R$ 40 milhões para garantir serviços no verão

13/01/2024
O fornecimento de água praticamente dobrou nos balneários do Norte da Ilha entre Natal e Ano Novo

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) está conseguindo atender o verão com o maior número de turistas no litoral de Santa Catarina. O fornecimento de água praticamente dobrou nos balneários do Norte da Ilha entre Natal e Ano Novo, enquanto em outros municípios litorâneos, como Balneário Barra do Sul, Balneário Piçarras, Barra Velha, Garopaba, Laguna e Passo de Torres, a companhia tem garantido um aumento de, pelo menos, 15% no consumo de água. Os dados foram apresentados pelo diretor-presidente Edson Moritz durante balanço inicial da Operação Estação Verão. “O trabalho da Casan prossegue para atendermos da melhor forma possível a população e os turistas que visitam Santa Catarina neste verão. Fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto são serviços essenciais e a companhia continua com todas as suas equipes mobilizadas”, destacou Moritz. 

A Casan investiu R$ 40 milhões em seu pacote de ações em melhorias em água e esgoto para a alta temporada. Foram instalados 124 novos reservatórios, equipamentos estratégicos para manutenção durante a temporada de verão. Entre outras melhorias, 16 novos poços foram perfurados para captação de água bruta. Os investimentos garantiram uma redução de 41% nos registros de falta de água, que de forma geral foram pontuais, principalmente pela necessidade de serviços corretivos como rupturas de redes de distribuição.

A companhia também realizou trabalho preventivo em uma das principais elevatórias de esgoto da Capital, a do Rio do Brás, em Canasvieiras. Desde 26 de dezembro de 2023, equipes da Casan realizam manutenções na elevatória que faz o bombeamento de esgoto para depuração na Estação de Tratamento de Canasvieiras. Em uma das vistorias a esse trabalho, a diretoria da Casan atendeu o presidente do Instituto SOS Rio do Brás, José Luiz Sardá, que acompanhou a manutenção preventiva executada periodicamente na estação, com a retirada de sujeira das grades e verificação de quatro bombas. “Esse trabalho diário da Casan é necessário e cada vez mais tem que se aperfeiçoar”, comentou Sardá, que também reforçou a necessidade de conscientização ambiental dos moradores. “A Companhia é parceira e faz a sua parte, mas a sociedade também precisa ter consciência, não jogando rejeitos na rede coletora. Só assim vamos chegar ao sonho de ver o rio do Brás com melhor qualidade de água”.

Para o presidente Edson Moritz, o encontro com o Instituto SOS Rio do Brás demonstra a necessidade de união dos agentes envolvidos na recuperação ambiental. Durante o encontro, as partes trataram de iniciativas de educação ambiental na área, como o fornecimento de folders aos moradores e a construção de roteiros educativos para crianças. Com foco no acompanhamento da infraestrutura de esgoto e possíveis impactos na balneabilidade, a Casan também trabalha em parceria com o IMA, órgão responsável pelas coletas e análises de avaliação da qualidade das praias. Em conjunto com o diretor de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann, o diretor Edson Moritz tem ido a campo vistoriar o funcionamento dos sistemas de esgoto que atendem às principais praias da Ilha, apurando se há responsabilidade da Companhia em locais impróprios para banho.

Durante as visitas já realizadas, foi constatado que a situação de ponto impróprio não estava relacionada ao mal funcionamento de redes de esgoto ou estações de tratamento da CASAN. “Verificamos in loco que a infraestrutura operada pela Casan está em ordem, que a contaminação está relacionada com a enxurrada provocada pelas águas das chuvas e com ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem. Por esse motivo a colaboração da população para fazer a correta ligação do esgoto à rede coletora”, explica o diretor de Operação e Expansão da Companhia, Pedro Joel Hostmann. No Norte da Ilha, a Casan também ampliou em quase 50% o volume de esgoto recebido na ETE Canasvieiras (148 mil litros para 220 mil litros por dia). Aproximadamente 25 caminhões de empresas limpa-fossa de Florianópolis fazem o descarte todos os dias na ETE Canavieiras.