Hydro e UFPA realizam estudo sobre biodiversidade

06/06/2022
A pesquisa trará como resultados bioindicadores que poderão ser utilizados pela empresa e, também, por toda a toda comunidade.

A Hydro disponibilizou de R$ 2,7 bilhões para financiamento de pesquisa sobre a biodiversidade aquática do município de Barcarena (PA). O estudo acontecerá em parceria com o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Universidade Federal do Pará (UFPA), e tem como objetivo obter informações mais precisas sobre a diversidade, abundância, ecofisiologia e riqueza de peixes, insetos aquáticos, plâncton, perifíton (biofilme com micro-organismos) e macrófitas (plantas aquáticas) da região. A pesquisa trará como resultados bioindicadores que poderão ser utilizados pela empresa e, também, por toda a toda comunidade e terão duração de quatro anos. O valor engloba materiais e equipamentos para a universidade, além de bolsas de estudo para alunos. 

“Atualmente, há poucos dados sobre a biodiversidade aquática de Barcarena porque uma pesquisa como esta nunca foi realizada na região. Os resultados desta pesquisa que será feita pela UFPA, serão públicos e poderão ser consultados por todos. Este aprendizado compartilhado pode ajudar em mobilizações em prol do bem mais precioso da Amazônia: recursos naturais. Essa pesquisa é uma iniciativa voluntária da Alunorte e faz parte da nossa estratégia de sustentabilidade”, afirma Carlos Neves, Diretor de Operações de Bauxita & Alumina da Hydro. A pesquisa faz parte do convênio de cooperação técnico-científica, assinado entre as partes em 2019 e terá linhas diferentes de atuação, como o estudo e mapeamento de peixes que habitam a região, a investigação do modo de como os vegetais reage aos estímulos do ambiente onde vivem, a avaliação do conjunto de organismos que residem nos ambientes aquáticos, assim como algas e estudo de insetos que vivem pelo menos um estágio do ciclo de vida em rios e igarapés, como libélulas, percevejos, besouros, dentre outros.

O projeto distribuirá 18 bolsas de estudo entre mestrado, doutorado e pós-doutorado, mais 10 bolsas de iniciação científica. Os pesquisadores irão recolher amostras dos organismos aquáticos e a própria água dos riachos para levarem aos laboratórios e realizarem as análises da pesquisa. Serão oito profissionais envolvidos no projeto entre professores e empregados da Hydro, além dos alunos. “A Amazônia é reconhecida mundialmente por sua imensa biodiversidade, por abrigar muitas espécies e serviços ecossistêmicos essenciais”, diz o professor Leandro Juen, da UFPA, líder do projeto. 

Apesar desta riqueza, o bioma ainda tem muitas lacunas, uma vez que muitas espécies ainda não foram descritas pela ciência ou ainda não foi possível apontar as áreas aonde elas ocorrem e quais são os fatores ou condições que determinam sua distribuição. Portanto, o projeto entre Hydro e UFPA permite gerar dados importantes que vão contribuir para a diminuição desta ausência de informação. Outro ponto muito importante para ser ressaltado é a grande contribuição para a formação de recursos humanos qualificados em trabalhar com biodiversidade, em uma das áreas mais carentes do Brasil, uma vez que as bolsas de ensino contempladas no projeto, possibilitará que alunos realizam suas pesquisas e concluam seus estudos.